Extensionistas discutem a adoção de biogás nas políticas públicas no Sul do Brasil

Extensionistas rurais da Epagri participam, nesta segunda-feira (7), da oficina “Percepções sobre as barreiras à adoção do biogás e o papel dos extensionistas nas políticas públicas”, em Bento Gonçalves (RS). O evento integra a programação do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que acontece até o dia 10 de abril.

Evento integra a programação do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontece até o dia 10 de abril.(Foto: Divulgação FSBBB)

Promovida pela Embrapa Suínos e Aves e pelo Instituto 17 (i17), a oficina tem como objetivo aprofundar o debate sobre as políticas estaduais de incentivo ao biogás, explorando as percepções dos extensionistas sobre os desafios enfrentados no campo. Durante o evento, será apresentado um estudo que analisa as barreiras para a adoção dessa tecnologia no manejo de resíduos da produção animal, com o intuito de identificar oportunidades e estratégias para impulsionar sua implementação.

O evento é exclusivo para extensionistas das instituições participantes, como a Epagri, a Emater/RS-Ascar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDRPR). “Através da troca de experiências e conhecimentos, buscamos fortalecer o papel dos extensionistas na ampliação do uso do biogás e no acesso aos incentivos disponíveis, consolidando sua atuação no apoio a produtores e empreendedores do setor”, afirma Juliane Justen, coordenadora do Programa de Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, que participa do evento juntamente com os colegas Humberto Bicca Neto (Deplan) e Osnei Muniz (escritório municipal de Taió).

O Fórum

O 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano vai reunir mais de 700 participantes, incluindo especialistas, produtores de biogás, pesquisadores e representantes dos setores público e privado. A programação do Fórum enfatiza a contribuição do setor para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a geração de energia limpa a partir de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agropecuários.

Entre os destaques do evento estão painéis, visitas técnicas, o Espaço de Negócios, a premiação Melhores do Biogás e apresentações de pitches por startups do setor. O Fórum, juntamente com as atividades realizadas antes de sua abertura oficial, busca estimular o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de promover o avanço dessa tecnologia em todo o Brasil.

O 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás (PR), pela Embrapa Suínos e Aves (SC) e pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (RS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA). A Epagri é uma das empresas parceiras do evento.

Mais informações e entrevistas:

Juliane Garcia Knapik Justen, e-mail: julianeknapik@epagri.sc.gov.br,  fone (47) 3526-3083

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, pelos fones (48) 3665-5407 / 99161-6596.