A propriedade da família Modeski, em Major Vieira, tinha uma área que estava improdutiva há 20 anos. Seguindo as recomendações da Epagri, a família implantou no local a missioneira-gigante, uma pastagem perene de verão. Hoje essa área produz no mínimo 10 mil litros de leite por hectare.Tudo isso preservando as árvores e a erva-mate que já ocupavam o lugar. “A gente tá aí, preservando a natureza e tendo um bom lucro”, comemora o agricultor Márcio Modeski.
A missioneira-gigante foi desenvolvida e lançada pela Epagri em 2015, com objetivo de melhorar o pasto em áreas de caíva. Caívas são Sistemas Agroflorestais (SAF’s) que conciliam extrativismo da erva-mate nativa e produção animal.
Diversidade mantida
Com orientação da Epagri e acesso à políticas públicas, os Modeski conseguiram manter a diversidade de uma caíva como área de conservação e instalar ali um sistema produtivo. Segundo Ana Lúcia Hanisch, pesquisadora da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas, “a erva-mate respondeu positivamente, as árvores ficaram mais vigorosas, não teve perda de biodiversidade”.
Com resultados tão positivos, a propriedade dos Modeski virou uma Unidade de Validação da Pesquisa da Epagri. Além da importância para a pesquisa, a unidade serve como uma vitrine de tecnologia para as famílias agricultoras.
Confira a reportagem da TV da Epagri, que detalha essa rica experiência, resultado da parceria entre pesquisa e extensão: