Inscrições abertas para curso de processamento de uva que a Epagri promove em Videira
  • Post publicado:15 de janeiro de 2025
  • Categoria do post:Fruticultura

Estão abertas as inscrições para o curso de processamento de uva que acontece entre 3 e 5 fevereiro, na Estação Experimental da Epagri em Videira. A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa que tenha interesse no tema, sem exigência de ser agricultor ou catarinense. As inscrições podem ser feitas neste link e as vagas são limitadas. 

Curso vai abordar vinificação de branco, tinto e rosé, entre outros temas (Foto: Aires Mariga / Epagri)

O conteúdo é básico e dividido entre aulas teóricas e práticas, ministradas na vinícola experimental da Epagri. Entre os temas abordados estão legislação, matéria-prima, higiene e sanitização. Os alunos ainda terão aula de vinificação em branco, tinto, rosé e espumantes, além de aprenderem a fazer vinagre, graspa e brandy. Os inscritos vão ainda visitar vinícola da região. 

Vinícius Caliari, pesquisador da Epagri e um dos instrutores do curso, explica que a capacitação atende a uma demanda reprimida por informações na área. Segundo ele, a procura por esse tipo de conteúdo é tanta que nos primeiros dias de divulgação o curso já tinha 15 inscritos, entre eles uma pessoa de Brasília. Jefferson Dantas de Souza é técnico de enologia da Epagri e o outro instrutor das aulas. 

Entre os dias 18 e 20 de fevereiro acontece uma edição do curso de processamento de uva exclusivamente para agricultores catarinenses e técnicos da Epagri. O produtor rural interessado deve procurar o extensionista da Epagri em seu município para fazer sua inscrição. 

Safra da uva deve ser boa

Na avaliação de Vinícius, a safra 2024/25 de uva em Santa Catarina deve ser “muito boa, com uma qualidade muito boa também”. Segundo ele, a produção do período será em quantidade intermediária, não uma safra super cheia, mas a expectativa é por um volume considerado bom. “Principalmente porque a gente teve uma safra do ano passado com pouquíssima uva e baixa qualidade”, contextualiza.