Epagri capacita produtores de uva da região de Curitibanos
  • Categoria do post:Fruticultura

Uma parceria entre a Epagri e a prefeitura de Curitibanos iniciada em 2013 vem incentivando a produção de uva no município. Por meio da parceria, o poder público municipal disponibilizou as mudas e a Epagri entrou com a orientação técnica aos produtores.

Capacitações reuniram mais de 70 produtores (Fotos: Divulgação / Epagri)

A parceria rendeu frutos e as cinco cidades da região da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) contam, atualmente, com 46 hectares de parreirais, conduzidos por 65 famílias. “Um dos fatores que contribui para a expansão foi a inclusão de Curitibanos na área da Identificação Geográfica (IG) dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina, concedida em 2021”, destaca Fábio Granemann, extensionista da Epagri em Curitibanos.

Para orientar esse público, a Epagri promoveu vários eventos de capacitação, que reuniram mais de 70 pessoas entre agosto e setembro. Aconteceram visitas técnicas, palestras e oficinas sobre plantio, poda e condução, fertilidade do solo, controle de pragas e doenças e tecnologia de aplicação. Os eventos aconteceram em diversas localidades do interior de Curitibanos.

Objetivo é garantir boa safra

Fábio, que é um dos organizadores das atividades, relata que o objetivo é garantir uma boa safra de uva, garantindo retorno econômico da atividade. “As visitas de orientação continuam durante todo o ciclo da cultura. O principal foco para os próximos dias é manejo fitossanitário das parreiras e acompanhamento da colheita”, informa.

A oficina sobre a prática de poda das parreiras teve apoio de Arlindo Rech Filho e Eduardo Zago, extensionistas da Epagri. Arlindo ainda atuou na oficina sobre regulagem de pulverizador, em parceria com Alberto Färber Junior, que também é extensionista da Epagri. A empresa FBA – Força Brasil Agrícola promoveu a palestra sobre manejo de videira.

Regulagem de pulverização foi tema de oficina

A produção de uvas da região dos últimos anos foi destinada para consumo in natura, vendas diretas na propriedade e para indústria. Também foram produzidos suco, vinho colonial, vinhos finos e espumantes. As principais variedades plantadas são Bordô, Niágara Branca e Niágara Rosa.

A Epagri e a Cooperativa dos Fruticultores de Curitibanos e Região promoveram as capacitações, com a parceria da FBA de Fraiburgo.