Acessível, saborosa, rica em nutrientes e muito versátil na culinária. A lista de benefícios do uso da banana na alimentação inspirou a criação de um livro de receitas da Epagri. O Boletim Didático “Receitas à base de banana” traz 49 preparações doces e salgadas com a fruta verde ou madura e está disponível para download gratuito.
A publicação traz receitas dos cursos que a Epagri oferece no Centro de Treinamento de Araranguá (Cetrar) e que fazem sucesso entre agricultores e merendeiras. Também são pratos que fazem parte das refeições servidas aos hóspedes e alunos de cursos realizados no centro. “A banana é um alimento bem abundante aqui na região Sul de Santa Catarina e as receitas são uma forma de valorizar e incentivar o uso dela na alimentação das famílias e também nas escolas”, explica Anadilse Gonçalves, extensionista social da Epagri e chefe do Cetrar.
Processamento da banana
O boletim também busca estimular a criação de agroindústrias que agreguem valor à fruta, aumentando a renda e gerando empregos no meio rural. Anadilse conta que muitos cursos de receitas com banana acabam motivando as famílias produtoras a investir no processamento da fruta. “Várias famílias participantes de cursos já montaram agroindústrias de produtos à base de banana em suas propriedades e agora têm uma nova fonte de renda”, destaca.
Entre as receitas que fazem mais sucesso nos cursos e nas refeições do Cetrar estão os chips de banana, nhoque, lasanha, arroz com banana, além de bolos, sorvetes e doces. A biomassa de banana verde também é base para várias receitas, como patês, maionese e bolos.
Acessível e saudável
A banana é a fruta mais consumida no Brasil e oferece uma série de benefícios para a saúde. É fonte de vitaminas, minerais, como potássio e magnésio, fibras e compostos bioativos, além de ser um alimento energético. O fato de ela ser mais acessível e disponível à população torna essa fruta um alimento com papel importante na segurança alimentar do País.
Em Santa Catarina, cerca de 4 mil famílias têm a produção de bananas como principal atividade econômica. O estado é o quarto maior produtor e o maior exportador da fruta no país. Na safra 2022/2023, os bananicultores catarinenses colheram 703,3 mil toneladas de banana em uma área de 27,7 mil hectares. Conforme dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o preço médio recebido pelos produtores ficou em R$1,58 por quilo da fruta. Com isso, o Valor Bruto da Produção (VBP) de bananas chegou a R$1,1 bilhão. Esse valor é mais de 30% superior ao registrado na safra anterior. Dados detalhados sobre o volume produzido, a produtividade e os preços pagos aos produtores podem ser consultados no site do Observatório Agro Catarinense.
Por Cinthia Andruchak Freitas – jornalista Epagri.
Mais informações: Anadilse Gonçalves, extensionista social da Epagri e chefe do Centro de Treinamento de Araranguá (Cetrar) – (48) 3529 0305, anadilse@epagri.sc.gov.br.
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri / (48) 3665-5407/99161-6596
Assista ao vídeo da Epagri com instruções para montagem de agroindústria e receitas à base de banana: