São José do Cerrito sedia nesta quinta, 10, Seminário Regional de Pequenos Frutos e Frutas de Clima Temperado
  • Post publicado:8 de outubro de 2024
  • Categoria do post:Fruticultura

A Epagri promove nesta quinta-feira, 10, o III Seminário Regional de Pequenos Frutos e Frutas de Clima Temperado, em São José do Cerrito. O evento acontece das 8:30h às 17h, no Centro de Eventos Teresinha Carlesso. A participação é gratuita e dispensa inscrição antecipada. 

Amora é um dos pequenos frutos contemplados na programação do evento (Foto: Aires Mariga / Epagri)

Denizéte Monteiro de Lima Mota, extensionista social da Epagri e uma das organizadoras do evento, relata que o objetivo é valorizar o pequeno produtor, fortalecendo a produção e comercialização de pequenos frutos. O Seminário busca ainda fomentar o desenvolvimento econômico em São José do Cerrito, bem como na região serrana de Santa Catarina. 

Marlon Francisco Couto, coordenador de fruticultura da Epagri na região, explica que framboesa, mirtilo, amora e morango são algumas das pequenas frutas produzidas nas comunidades rurais locais. Ele aponta que essas cadeias produtivas ainda têm potencial de crescimento. “O evento vai despertar as pessoas para essas oportunidades de produção e de geração de renda”, contextualiza. 

Já as fruteiras de clima temperado incluem uma gama grande de cadeias produtivas, sendo a uva e a maçã as de mais destaque na Serra catarinense. Também se encaixam nessa categoria frutas de caroço, como pêssego e ameixa, além de kivi, caqui, entre outras. “Frutas de clima temperado são todas aquelas que necessitam de um mínimo de horas de frio para se desenvolverem”, esclarece Marlon. 

O evento é organizado pela Epagri em parceria com as secretarias municipais da Agricultura e de Educação. Confira a programação:

Conteúdo Programático

Manejo, controle de pragas e doenças do morango, amora, framboesa, implantação, espaçamento e estrutura dos Pequenos Frutos e Frutas de Clima Temperado.

Manhã 1ª palestra – Produção de Pequenos Frutos: Amora e Framboesa na Região da Serra Catarinense. Palestrante: Valmor Lopes Ramos – Extensionista Rural Epagri de Capão Alto.

Manhã 2ª palestra – Manejo no cultivo de Morango: Mercado e Viabilidade econômica. Palestrante: Rudiard Muniz Neto – Eng. Agrônomo RB Insumos Agropecuários Ltda.

Tarde 3ª palestra – Certificação de Mudas – Cuidados no Plantio e Sanidade de Mudas Frutíferas em Cítricos. Palestrante: Rafael Mondini – Proprietário do Viveiro MonDini Plantas.

Tarde 4ª palestra – Potencial de Produção de Pêssego, Ameixas, Caqui, Kiwi e Uvas de mesa. Palestrante: Leo Rufato – Prof. Pesquisador CAV/UDESC/Lages.

Tarde 5ª palestra – Casos de Sucesso na Produção e Comercialização de Amora Preta em São José do Cerrito. Palestrantes: Alcione Doniséte Mota/Administrador Rural e Técnico em Agropecuária/Fruticultor de Amoras. Plínio Rogério de Souza/Agricultor e Horticultor Familiar.