A maricultura é uma importante fonte de riqueza em Santa Catarina, visto que o Estado é o maior produtor nacional de moluscos. Mas essa liderança não vem do nada. Ela é resultado de mais de uma década de pesquisas, realizadas pela Epagri em parceria com a Universidade Federal de SC (UFSC), aliadas a um intenso trabalho de extensão.

São vários os cuidados adotados pelos maricultores, que tornam Santa Catarina referência não só em volume de produção, mas também em qualidade dos moluscos bivalves. Um deles é fazer a depuração dos moluscos antes de ofertá-los aos consumo humano.
A edição mais recente da revista Agropecuária Catarinense, publicação científica da Epagri, mostra como é feita a “limpeza” de mexilhões e ostras no Estado. A depuração é uma técnica de processamento realizada antes da comercialização que envolve a manutenção de moluscos, como ostras e mexilhões, em tanques com água salgada limpa. Lá, os animais realizam a sua atividade normal de filtração por um período suficiente para que expulsem, junto com o conteúdo dos seus intestinos, microrganismos causadores de doenças.
Está tudo detalhado em dois artigos que são temas da capa da publicação. Os trabalhos são assinado por Felipe Matarazzo Suplicy e Robson Ventura de Souza, pesquisadores do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Epagri/Cedap), em parceria com Érica Carobrêz, Giustino Tribuzi e Marília Miotto, da UFSC. Confira os artigos aqui e aqui.
Algas para mitigar efeitos das mudanças climáticas
A publicação científica da Epagri trata ainda da possibilidade de uso das algas como ferramenta para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Leia o trabalho, em inglês
A entomologia também está em destaque nesta edição. Um dos artigos, que pode ser lido aqui, trata do uso de armadilhas para captura de tripes em morango. O tema também é abordado no estudo que fala sobre a flutuação do cascudo-amarelo em goiabeira, disponível neste link.
A notificação de um caso de febre catarral em bovinos e dados sobre a detecção de agrotóxicos em alimentos são outros assuntos de destaque na revista.