Epagri prepara agricultoras do Oeste catarinense para serem protagonistas 

  • Categoria do post:Social

O apoio às mulheres dos meios rural e pesqueiro é um trabalho histórico da Epagri. A intenção é qualificar esse público, dando as ferramentas para que assumam protagonismo nos âmbitos familiar e profissional e no meio social em que estão inseridas.

25 agricultoras participaram do curso no Oeste (Fotos: Katia Visoli)

As ações que a Empresa realiza com as mulheres buscam promover espaços que viabilizem atividades além das cotidianas. Oferecem também momentos de reflexão, por meio de capacitações, seja no atendimento individual ou coletivo. Uma dessas capacitações é o Curso Mulheres em Ação: Flor-e-Ser. 

Formatura

No dia 4 de setembro, a Epagri formou mais um grupo do curso Flor-e-Ser. Foram 25 capacitadas, provenientes dos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Ouro Verde e Xaxim. 

Elas participaram de seis encontros, iniciados em 2 de abril. As aulas aconteceram no Centro de Treinamento da Epagri em Chapecó.

As mulheres receberam informações sobre  planejamento, gestão, liderança e empreendedorismo. Também foram orientadas sobre turismo rural, artesanato e valorização cultural. A agroindustrialização familiar e artesanal e a  agregação de valor aos produtos foi outro tema do curso, que trouxe ainda informações sobre novas oportunidades para o meio rural e inovação. Além disso, as agricultoras foram capacitadas em produção de alimentos e segurança alimentar e nutricional, políticas públicas, temas relacionados à comunicação e marketing, entre outros. 

Projetos de empreendedorismo

Ao final do curso, as mulheres apresentaram seus projetos de empreendedorismo para suas propriedades rurais. Tais projetos poderão ser implementados com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. “Este foi um dos momentos de maior emoção, pois marcou o início da concretização dos sonhos”, relata Cianarita Caron Figueiró, extensionista social da Epagri e coordenadora do curso. 

A integração entre as mulheres foi um dos destaques do curso

Cianarita destaca que o curso fortaleceu as relações de amizade entre as mulheres. A integração do grupo, o compartilhamento de experiências profissionais e de ensinamentos marcaram os seis encontros. A extensionista social da Epagri entende que as vivências pessoais divididas pelas mulheres ficarão eternizadas nas memórias das participantes. 

A Epagri promove o Curso Mulheres em Ação: Flor-e-Ser por todo o Estado. Para tanto usa sua estrutura de 13 centros de treinamento espalhados por Santa Catarina.