Epagri orienta implantação de pastagens para produção de leite na região do Contestado

• Categoria do post:Pecuária

A produção de leite tem relevância social e econômica para a agricultura familiar brasileira e, especialmente, a catarinense. O Estado produziu 3,3 bilhões de litros em 2023, o que corresponde a 9,3% do total nacional, que foi de 35,4 bilhões de litros. Esses números colocam Santa Catarina como quarto produtor nacional de leite, envolvendo diretamente 60 mil famílias, sendo que aproximadamente 24 mil fornecem o produto para mais de 130 unidades industriais instaladas no Estado.

Pastagens perenes garantem sustentabilidade econômica, social e ambiental à atividade leiteira (Foto: Divulgação / Epagri)

Estudos comprovam que a produção intensiva de leite à base de pasto tem sido a forma mais eficiente para redução dos custos, com manutenção  da competitividade e sustentabilidade da atividade. A Epagri dissemina esse sistema em Santa Catarina, que tem o planejamento forrageiro como primeira necessidade para o processo de mudança na propriedade.

Atender demanda

Para atender a essa demanda, o escritório municipal da Epagri em Frei Rogério realizou palestra técnica sobre implantação de pastagens perenes. O evento aconteceu no dia 19 de junho, na propriedade da Família Maciel, que fica na comunidade Núcleo Tritícola, com apoio da Cresol e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente.

Participaram 40 alunos, quatro professores e a coordenadora Rejane Werner da Silva, todos do Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Agrícola 25 de Maio, de Fraiburgo. Também compareceram 28 produtores dos municípios de Frei Rogério e Fraiburgo.

Análise de solo e escolha da forrageira

A palestra foi proferida pelo engenheiro-agrônomo Cassio Marques de Valoies, coordenador estadual do Programa Pecuária da Epagri. Ele destacou a importância de uma correta coleta de solo, para sua análise e correção básica, procedimentos imprescindíveis para o sucesso da implantação das pastagens perenes. Também ressaltou que a escolha das espécies forrageiras faz toda diferença para a organização e planejamento da atividade leiteira na unidade de produção familiar.

O extensionista da Epagri Cassio de Valoies palestrou para estudantes e produtores rurais (Foto: Divulgação / Epagri)

O evento foi organizado pelo engenheiro-agrônomo Guilherme Seiki Iwasaki, extensionista da Epagri em Frei Rogério, que trabalha diretamente com o programa de pecuária leiteira no município e contribui em palestras e atividades relacionadas na região. “A pecuária leiteira é muito importante para geração de renda e manutenção e permanência das famílias no campo”, avalia Guilherme.

Também compareceram à palestra a engenheira-agrônoma da Epagri Thais Ribeiro Heiden, e o agrônomo Sighard Seidel, da prefeitura de Fraiburgo. Guilherme agradece ainda o apoio e a participação do Secretário Itamir Gasparini e do agrônomo Rodrigo Naffin, ambos representando a prefeitura de Frei Rogério.