Estudantes conhecem importância das sementes crioulas em Frei Rogério

• Categoria do post:Meio ambiente

O trabalho de proteção de sementes crioulas, valorização de seus guardiões e consequente preservação da biodiversidade está sempre no foco do escritório municipal da Epagri em Frei Rogério. No dia 19 de junho ele foi apresentado a estudantes e emocionou plateia e palestrantes.

Alunos do do curso Técnico em Agroecologia conheceram trabalho de Gerson Mauro Fertig, guardião de sementes (Fotos: Divulgação / Epagri)

“Foi um dia de muita emoção e satisfação, falar sobre sementes crioulas, que são patrimônio da humanidade a serviço dos povos, construindo uma nova história”, descreve Adriana Francisco, extensionista da Epagri em Frei Rogério.

Naquele dia, 40 alunos do curso Técnico em Agroecologia da Escola Agrícola 25 de Maio, de Fraiburgo, visitaram a família Fertig, na comunidade Núcleo Tríticola. Também participaram da visita quatro professores e a coordenadora pedagógica, Rejane Werner da Silva. Eles conheceram a história de Marli e Gerson Mauro Fertig, que resgatam, multiplicam e conservam sementes crioulas.

Gerson relatou que começou o trabalho após observar as sementes crioulas coloridas que um vizinho produzia e com as quais alimentava as galinhas caipiras. A partir da observação, ele iniciou a coleta e armazenamento. “Os jovens alunos ficaram encantados e interessados neste importante trabalho que protege e gera vida”, conta a extensionista.

Atualmente Gerson participa de várias feiras, encontros e trocas de sementes. Também realiza troca e comercialização de algumas variedades pela internet. Um de seus compromissos mais relevantes aconteceu recentemente, em 27 maio, quando palestrou sobre o tema no  XXVIII Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-Americana e I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural, na cidade de Salto Veloso (SC).

Palestra para alunos do EJA

Na noite de 19 de junho foi a vez de 21 alunos de Frei Rogério, da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal Adolfo Soletti conhecerem as sementes crioulas. Eles ouviram palestra da extensionista da Epagri sobre biodiversidade e sementes crioulas, que servirá de base para a construção do tema que será  trabalhado na feira do conhecimento, que acontece em Curitibanos.

A extensionista Adriana Francisco (abaixada, de azul) palestrou para alunos da turma do EJA da escola Adolfo Soletti

Durante a palestra, Adriana ressaltou a atuação dos guardiões de sementes de Frei Rogério: Diodato Delfes, Gerson Mauro Fertig e Marlene e Claudio Bogo. Ela também mostrou sementes crioulas doadas por Gerson e apresentou vídeo produzido pela Epagri sobre o tema, que você confere no final desta matéria.

O trabalho de valorização dos guardiões de sementes crioulas é desenvolvido pelo Programa Capital Humano e Social da Epagri.