Acontece no dia 2 de julho a quinta etapa da Capacitação em Pecuária de Leite de Coronel Martins. O curso, promovido pela Epagri, reúne 18 produtores do município, que farão dez encontros mensais ao longo do ano, com encerramento em dezembro.
Elean José Balastrelli, extensionista da Epagri em Coronel Martins, explica que a produção de leite tem grande importância na renda das famílias agricultoras do município. Segundo ele, essa cadeia produtiva movimentou R$25 milhões em Coronel Martins em 2022, envolvendo 177 produtores que emitiram notas fiscais naquele ano.
O extensionista relata que a redução de custos é um dos principais desafios dos pecuaristas do município. Por isso, o curso preconiza a produção de leite à base de pasto, disseminada pela Epagri em todo o Estado tendo em vista sua sustentabilidade econômica, social e ambiental. A capacitação visa ainda estimular a sucessão familiar no campo, de modo que os jovens rurais assumam a produção leiteira.
Etapas
A quinta etapa do curso terá como tema nutrição animal. A aula acontece no Centro de Múltiplo Uso, pela manhã. À tarde os alunos vão até uma propriedade rural local para a parte prática da atividade. O tema a ser tratado no dia 2 complementa o conteúdo repassado aos alunos na etapa anterior, quando aprenderam sobre produção de mudas de forrageiras, potencial de produção de leite X forrageiras, e sobressemeadura em forrageiras tropicais.
Durante o curso os alunos ainda recebem informações sobre sucessão familiar, gestão administrativa e financeira, solos, criação de bezerras, qualidade do leite, manejo reprodutivo, alimentos conservados, entre outros temas. Todos os encontros contam com atividades teóricas e práticas.
Elean relata que diante do sucesso alcançado com a primeira edição da capacitação, a Epagri já planeja realizar uma segunda edição no ano que vem, para alcançar mais famílias rurais. O extensionista atende uma média de 300 famílias agricultoras de Coronel Martins.
A Capacitação em Pecuária de Leite de Coronel Martins é realizada em parceria com a prefeitura local, através da Secretaria de Agricultura, Cresol Inovação, Sicoob Original e Cooperalfa.