A rede de monitoramento oceanográfico da Epagri/Ciram está completando 10 anos. O primeiro marégrafo do litoral catarinense foi instalado em 2012, em Florianópolis, mas a rede passou a existir em 2014, com a instalação do segundo equipamento, em junho de 2014, em Itapoá.
Graças a essa rede, Santa Catarina é hoje referência nacional em monitoramento do mar. A rede é composta por marégrafos e outros equipamentos instalados em 10 pontos estratégicos distribuídos ao longo da costa catarinense.
Os dados coletados são publicados em tempo quase real no link “Litoral”, do site da Epagri/Ciram, e também podem ser acessados pelo aplicativo EpagriMob.
O monitoramento oceanográfico da Epagri/Ciram é realizado em parceria com IBGE, Marinha, Defesa Civil e portos catarinenses, para quem fornece dados. Também gera dados para Unesco, que os usa no monitoramento de tsunamis. Além disso, oferece informações importantes para pescadores, maricultores, praticantes de esportes náuticos e extensionistas da Epagri que atuam na pesca.
Confira o vídeo preparado especialmente para comemorar os 10 anos rede de monitoramento oceanográfico da Epagri/Ciram: