Santa Catarina é o principal exportador de banana do Brasil, responsável por 44,6% dos valores negociados em 2023. O Estado é o quarto maior produtor da fruta no país e cerca de 4 mil famílias agricultoras catarinenses têm a produção de bananas como principal atividade econômica. Segundo dados da Epagri/Cepa disponíveis no Observatório Agro Catarinense, foram colhidas 654.056 toneladas da fruta em Santa Catarina na safra 2023/24.
Para aprimorar essa importante cadeia produtiva, a Epagri reuniu 42 pessoas de todas as regiões do Estado para o Curso de Bananicultura. O primeiro módulo da capacitação aconteceu na Estação Experimental da Epagri em Itajaí, nos dias 14 e 15 de maio.
O módulo final será realizado no segundo semestre. “Houve grande procura pela capacitação, esgotando as vagas disponíveis”, relata Bruno Krauss Salvador, extensionista da Epagri em Luiz Alves e um dos organizadores da atividade.
O módulo de maio tratou dos seguintes temas: anatomia e ecofisiologia da bananeira; panorama da bananicultura; cultivares, melhoramento e propagação; adubação e nutrição; implantação, condução e renovação de pomares. Os participantes também receberam informações de manejo do pomar e tratos culturais.
Os assuntos foram abordados de forma teórica, na sala de aula, e de forma prática, com visitações a campo. O conteúdo do segundo módulo será formado por manejo de pragas e doenças, colheita e pós-colheita.
O curso é organizado e ministrado por extensionistas rurais da Epagri que atuam nas regiões Norte e Vale do Itajaí, em conjunto com pesquisadores de bananicultura das Estações Experimentais da Epagri em Itajaí e Urussanga.