Epagri orienta agricultores de Curitibanos sobre manejo das colônias de abelhas para polinização
  • Post publicado:23 de maio de 2024
  • Categoria do post:Apicultura

A apicultura proporciona aumento da renda da família agricultora, com introdução de mais uma atividade econômica na propriedade rural, que pode ser explorada em áreas que a agricultura tradicional não alcança. Ela também proporciona desenvolvimento sustentável, já que não degrada o meio ambiente. Em Curitibanos a apicultura movimenta cerca de R$600 mil por ano, graças às 1032 caixas de abelhas que produzem em média 20kg de mel cada.  

Evento destacou fatores que influenciam para polinização eficiente das flores de frutíferas (Foto: Nilson Teixeira / Epagri)

Para fomentar o setor, a Epagri se uniu ao Núcleo de Apicultores de Curitibanos para realizar evento sobre “Manejo das colônias de abelhas para polinização”. O evento ocorreu na propriedade da Pirapora Agropecuária, na comunidade de Marombas via Caçador, no dia 7 de maio. 

A palestra principal foi concedida por André Amarildo Sezerino, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador. Ele destacou os fatores que influenciam para uma polinização eficiente das flores de frutíferas, como uso de colmeias fortes e o número de caixas de abelhas por hectare. 

Os participantes também conheceram as políticas públicas da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária voltadas à atividade. O extensionista da Epagri em Lebon Regis, engenheiro-agrônomo Maurício Prates dos Santos, apresentou os programas, entre  eles o Kit apicultura, o Abelhas Rainhas e o Poliniza SC.

André Sezerino, pesquisador da Epagri, foi um dos palestrantes (Foto: Divulgação / Epagri)

O médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), Ruan Rodrigues, informou os participantes sobre a importância e o funcionamento do cadastro naquela instituição das caixas de abelhas com ferrão e nativas. Ele destacou especialmente a importância dos cadastros, tanto para alertas sobre ocorrência de doenças, quanto para subsídio às políticas públicas voltadas à apicultura no Estado. 

Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos, adianta que estão previstas outras capacitações para os apicultores do município, como sobre produção de abelhas rainhas. O escritório da Epagri também deve organizar excursão para o Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores, que acontece em agosto.