A pecuária de corte tem grande importância na região de Curitibanos. Só no município, 432 propriedades rurais desenvolvem a atividade. “Ou seja, praticamente metade das propriedades rurais de Curitibanos possui a pecuária de corte como uma das atividades geradoras de renda”, revela Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri. Ela conta que, com um rebanho de aproximadamente 40 mil cabeças, a pecuária de corte movimentou nos últimos 12 meses mais de R$ 69 milhões no município.
Mas a Epagri quer mais e está trabalhando para melhorar a produtividade da pecuária de corte local. Para tanto, promoveu, em 24 de abril, seminário regional com 88 pessoas e dia de campo com a presença de 110 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e estudantes. O foco das atividades foram manejos como melhoramento de pastagens e controle de doenças. Essas foram as principais demandas que surgiram após o ciclo de palestras em pecuária de corte promovido pela Epagri no ano passado na região.
O dia começou com o seminário regional, no parque de exposições Pouso do Tropeiro. O professor Aldo Gava, do CAV/UDESC, palestrou sobre “Doenças emergentes em bovinos de corte”. Ele destacou a redução ou eliminação do fornecimento de sal branco para o gado como principal problema hoje no manejo de pecuária de corte e de leite. Tal atitude leva à falta de cloreto de sódio, o que interfere diretamente na absorção de magnésio e que pode ocasionar uma série de doenças nos animais, como a hipomagnesemia.
A segunda palestra abordou o “Potencial produtivo com pastagem perene na pecuária de corte”, proferida pelo extensionista da Epagri em Frei Rogério, Guilherme Seiki Iwasaki. Ele apresentou dados do acompanhamento da Unidade de Referência Técnica (URT) de uma propriedade de Frei Rogério, com implantação de pastagem perene de verão (tifton) com sobressemeadura de pastagens de inverno. O extensionista destacou o potencial produtivo da região para melhoria no desempenho da pecuária de corte.
Dia de campo
O período da tarde foi ocupado pelo dia de campo, que aconteceu na Granja Estância Velha, propriedade do pecuarista Fabricio Costa. Foram três estações temáticas. Na primeira, os visitantes ouviram o relato do produtor Fabricio. Ele apresentou o histórico da propriedade, falou sobre o sistema utilizado e a transição promovida com o plantio de pastagem perene. Ainda nessa estação, o extensionista da Epagri em Curitibanos, Fábio Granemann, relatou os custos da propriedade e os resultados alcançados no primeiro ano da implantação da pastagem perene.
Na segunda estação do evento, o extensionista e coordenador estadual do programa de pecuária da Epagri, Cassio Marques de Valois, falou sobre implantação e manejo de pastagem perene. A terceira e última estação do evento abordou melhoramento de pastagens e sobressemeadura, com o extensionista Guilherme.
O seminário regional e o dia de campo foram realizados pela Epagri, prefeituras de Curitibanos e de Frei Rogério. Os eventos tiveram apoio da Associação Agropecuária e Sindicato Rural de Curitibanos, UFSC, Amurc, Copercampos, Cresol Centro Serra, Sicredi Altos da Serra e Sicoob.