Fomentar novos negócios entre jovens do meio rural. Esse foi um dos objetivos da 1º Expojovem – Encontro Regional de Jovens Rurais Empreendedores do Alto Vale do Itajaí, realizado no Centro de Treinamento da Epagri de Agronômica em 18 de abril.
O evento, realizado em uma parceria entre Epagri, Amavi e Unidavi, “foi pensado para ser o palco e a vitrine das iniciativas empreendedoras de jovens rurais na região”, explica Iara Karine Zimmermann de Souza, extensionista rural da Epagri. Os jovens apresentaram seus produtos, empreendimentos ou as boas práticas agropecuárias que realizam em suas propriedades e nas comunidades onde estão inseridos.
Três jovens também apresentaram seus casos de sucesso, compartilhando suas histórias e incentivando outros a percorrerem o caminho da inovação no campo, seja ele de produtos ou processos. O Encontro contou ainda com uma conversa sobre os caminhos da agricultura familiar, suas tendências e perspectivas sob o olhar do empreendedorismo rural, com o professor Andrei Stock, da Unidavi.
A expectativa dos organizadores é de que, a médio prazo, esse tipo de evento resulte em um mapa de negócios do meio rural protagonizados por jovens. “A Epagri trabalha para que o jovem vislumbre no espaço rural um local para viver, empreender e protagonizar, tudo que esse público sabe fazer de melhor”, comenta Iara.