Palmeira juçara para produção de açaí é tema de seminário nesta quinta, 25, em Joinville
  • Categoria do post:Florestas

Joinville recebe nesta quinta-feira, 25, o Seminário Regional de Palmeira Juçara. O evento vai reunir agricultores, técnicos e lideranças regionais, entre 8:30h e 17h, com objetivo trocar experiências sobre o cultivo dessas plantas com fins de extração da polpa, que dá origem ao açaí.  

Polpa da fruta da palmeira juçara é usada para produzir açaí (Foto: Nilson Teixeira / Epagri)

A exploração da palmeira juçara para produção de palmito levou a espécie para a lista de ameaçadas de extinção. A extração de polpa da fruta para produção de açaí tornou-se uma alternativa viável para manter a planta em pé, gerando renda para o produtor rural. Estima-se que Santa Catarina produza atualmente cerca de 320 toneladas de frutos destinados à extração de polpa.  

Onévio Antonio Zabot, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Joinville e um dos organizadores do Seminário, revela que o mercado demanda maior oferta da polpa. “Conhecendo o potencial da palmeira juçara nas áreas ambiental,  econômica e social, necessita-se de políticas públicas de incentivo ao  cultivo em escala comercial”, detalha. Ele entende que agora que o manejo em sistemas agroflorestais está definido, chega o momento de  fomento e incentivo à expansão de cultivos. 

O evento acontece no Farol, antiga sede da prefeitura de Joinville e conta com uma programação formada por várias palestras. Serão debatidos o sistema de produção de palmeira juçara para produção de açaí, zoneamento e riscos climáticos para a planta, o processamento da polpa e seus aspectos legais, a organização dos produtores e Indicação Geográfica (IG). O evento encerra com apresentação da experiência do município gaúcho de Três Cachoeiras na utilização do açaí na merenda escolar. 

O Seminário é organizado pela Epagri em parceria com a Unidade de Desenvolvimento Rural – SDE/UDR/25 de Julho. Tem apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Prefeitura  Municipal de Joinville, AEA Babitonga, Grupo Sintropia e SICOOB. 

Programação  

Horário Assunto Responsável
08:00 – 8:30 Recepção/Abertura Epagri/SDE/UDR 25 de Julho
08:30 – 9:00 Coffe Break – açaí Epagri/Cetreville
9:00 – 10:30 – Sistema de produção de palmeira  juçara – produção de açaí– Fábio Zambonim  Eng. Agrônomo Epagri/Ciram
10:30 -11:00 – Zoneamento – riscos climáticos – Luiz Fernando – Biólogo Epagri/Ciram
11:00 – 12:00 – Processamento da polpa/ Aspectos legais-Henrique Tirolli Rett  Eng. de Alimentos – Epagri/Joinville
12:00 – 13:30 Almoço
13:30- 14:30 – Organização dos produtores – arranjo produtivo local e indicação  geográfica– Bruno Gianez  Diretor da COOPAFASB  Coordenador da APL Juçara – Sete  Barras/SP
14:30 – 15:30 – Utilização da polpa do açaí na  merenda escolar – Experiência de  Três Cachoeiras/RS– Gabriel B. Meirelles  Eng. Agrônomo – Centro Ecológico Dom Pedro de Alcântara/RS
15:30-17:00 Mesa redonda/Encaminhamentos Coordenação: Onévio Zabot/Epagri

Serviço

O que: Seminário Regional de Palmeira Juçara
Quando: quinta-feira, 25 de abril das 8:30h às 17h
Onde:  Farol (antiga sede da prefeitura). Rua Max Colin, 550 , esquina com a Avenida João Colin. 
Informações e entrevistas: Onévio Antonio Zabot, extensionista da Epagri: zabot@epagri.sc.gov.br / (47) 34611525