Assistência Social e Epagri firmam parceria para cadastro de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos

Em uma reunião nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) firmou uma parceria com a Epagri para mobilizar extensionistas de todo Estado a auxiliar agricultores no cadastro para vender a produção agrícola pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, o Estado terá R$ 10 milhões para compras da agricultura familiar que vão beneficiar equipamentos de toda a rede socioassistencial.

Com a parceria, serão habilitados os agricultores que tenham intenção de vender produtos para os 130 municípios inscritos no PAA em SC (Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS)

O edital do PAA em Santa Catarina prevê a possibilidade de compra de 162 produtos. Entre os itens estão desde frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até R$ 15 mil pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras.

Com a parceria, inicia nos próximos dias a habilitação dos agricultores de todo o Estado que tenham intenção de vender produtos para os 130 municípios inscritos no PAA em Santa Catarina. “A Epagri vai nos auxiliar muito nesse processo, já que os extensionistas têm contato direto com os agricultores e poderão tirar dúvidas sobre o programa, auxiliar no preenchimento do formulário nos escritórios locais e ajudar inclusive na questão da nota fiscal eletrônica”, explica a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

A Epagri está presente em todos os municípios do Estado com diversas ações e será uma grande parceira para otimizar os cadastros. “Essa parceria vai permitir que nossos técnicos capacitem os agricultores para que eles possam se habilitar ao PAA. Ao fazer parte desse programa, a venda dos produtos agrícolas é garantida, o que gera renda no campo e melhora a qualidade de vida das famílias”,  ressalta o presidente da Epagri, Dirceu Leite.

No último edital, Santa Catarina foi o Estado do Brasil que contou com a maior diversidade de itens disponibilizados para serem adquiridos da agricultura familiar pelo PAA. Eram 248 produtos cadastrados, desde verduras e legumes, mel, pães, bolacha, polpa de fruta, entre outros. O número de agricultores foi de 293 e a meta para 2024 é ampliar para 800.

Mais informações:
Helena Marquardt /Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br