Uma Unidade de Referência Técnica (UTR) sobre pecuária de corte instalada pela Epagri em São Joaquim está ajudando a disseminar boas práticas da atividade na região. No dia 21 de março foi a vez de um grupo de pecuaristas atendidos pelo Sebrae conhecerem a URT, durante tarde de campo.
URTs são propriedades de famílias agricultoras selecionadas pela Epagri para receber tecnologias e que depois servirão de exemplo para outros produtores rurais. A família Goss, na localidade de São João do Pelotas, em São Joaquim, foi a escolhida para estruturação da URT de pecuária de corte.
Nilton Nunes de Jesus, extensionista do escritório da Epagri em São Joaquim, e Cristian Lemos de Medeiros, extensionista do escritório da Epagri em Urupema, deram a orientação necessária para a instalação da URT. Eles iniciaram com um diagnóstico completo da propriedade, seguido de um plano de ação visando o desenvolvimento sustentável da atividade de gado de cria.
Piquetes e pastagens naturais
A partir daí teve início a implantação das tecnologias. A área de 90 hectares foi dividida em nove piquetes, com utilização de cerca elétrica. As pastagens naturais existentes na propriedade foram preservadas e melhoradas. Entre as diversas técnicas empregadas, também foi realizada suplementação alimentar estratégica e estabelecidos protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Segundo os extensionistas, o projeto evolui de forma positiva. O sucesso é constatado pelo acompanhamento gerencial realizado com o apoio de planilha específica para controles técnicos e econômicos, onde estão alocadas informações relevantes.