Estação meteorológica instalada em Pinhalzinho amplia o monitoramento ambiental em SC

Um termo de cooperação assinado nesta quarta-feira, 14, entre o Governo de Santa Catarina e cooperativas do Oeste Catarinense vai ampliar o monitoramento agrometeorológico no Estado realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri). O acordo assegurou a instalação de uma estação meteorológica com telemetria no município de Pinhalzinho pelas cooperativas e prestação de serviços especializados na obtenção de dados climáticos pela Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima no Estado.

Termo de cooperação entre Governo do Estado e cooperativas foi assinado nesta quarta-feira, 14 (Foto: Divulgação / Cidasc)

A assinatura foi realizada na abertura da Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, pelo governador Jorginho Mello, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, o presidente da Cooperativa Regional Itaipu, Arno Pandolfo, o presidente do Sicoob Creditaipu, Carlos Alberto Utzig, o presidente da Mauê e Ceraça, José Samuel Thiesen, o presidente da Cresol, Romeu Both, e a presidente do Sicredi Alto Uruguai, Angelita Cadoná.

Segundo o gerente da Epagri/Ciram, Luis Hamilton Garbossa, a estação meteorológica de Pinhalzinho é completa e mede a radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, precipitação pluviométrica (chuva) e molhamento foliar para determinar a favorabilidade de doenças em culturas agrícolas. “Os dados coletados são enviados a cada hora para o banco de dados da Epagri/Ciram e lá são processados e transformados em informações importantes aos agricultores para tomadas de decisões no campo, como o planejamento de datas de plantio, colheita, adubação, entre outros, ajudando assim, a aumentar a eficiência na agricultura”, salienta Garbossa.

O presidente Dirceu Leite afirma que parcerias como essas são importantes para o Epagri adensar a rede de monitoramento ambiental do Estado. “Conseguimos desta forma obter dados em locais onde antes não existia monitoramento. Nosso objetivo é ter uma distribuição de estações meteorológicas de forma estratégica pelo Estado para que todas as regiões sejam beneficiadas com essas informações, que hoje são imprescindíveis para a agricultura”, diz.

Os dados da estação meteorológica já estão disponíveis  para a sociedade de Pinhalzinho e região no site da Epagri/Ciram, na plataforma digital  Agroconnect.

Monitoramento do tempo em SC

Em Santa Catarina, o monitoramento agrometeorológico é realizado por uma rede de mais de 250 estações de monitoramento espalhadas estrategicamente por todo o território catarinense e mantidas pela Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima no Estado. São mais de R$14 milhões em infraestrutura instalada no campo, que coleta dados 24 horas por dia e os transmite em tempo real para a sociedade. O trabalho envolve uma equipe de cerca de 40 profissionais multidisciplinares, muita tecnologia e investimentos contínuos na manutenção e na melhoria das estruturas.

Os dados geram informações sobre as condições do tempo e do mar, permitem a divulgação de avisos e alertas de situações adversas para a cidade e o campo, além de oferecer uma série de produtos para a agricultura.