A saúde masculina esteve em foco em Bandeirante durante evento realizado no dia 27 de novembro, numa parceria entre a Epagri e a prefeitura local. Na ocasião, cerca de 250 pessoas – a maioria homens – se reuniram no centro de múltiplo uso para uma ação da campanha Novembro Azul e o lançamento da 17° da campanha Use chapéu e tenha mais saúde.
A campanha de uso de chapéu é historicamente encabeçada pela Epagri e segue durante todo o verão. No lançamento foram apresentados cartaz, slogan e spot, que ficará circulando nas diversas mídias sociais, escolas, comércio e espaços públicos municipais.
Os participantes também receberam informações por meio de duas palestras. O tema cuidados e prevenções sobre o câncer de próstata foi abordado pelo enfermeiro Luciano Fiorentin. Jorge Luis Mayo Fonseca, médico da Secretaria de Saúde de Bandeirante, falou sobre cuidados e prevenção do câncer de pele.
“Fica como mensagem principal nesse evento, a necessidade do cuidado preventivo”, afirma José Clovis Moreira, extensionista da Epagri em Bandeirante e um dos organizadores do encontro. Ele lembra que, se por um lado o Novembro Azul é o mês dedicado à prevenção do segundo câncer mais frequente na população masculina, o de próstata, por outro, a campanha do chapéu sensibiliza as pessoas a usarem chapéu durante o verão, período mais intenso de sol no ano. “Exposição excessiva ao sol é o principal responsável pelos cânceres de pele e o câncer de pele é o mais frequente entre os homens”, destaca.
Elogios e agradecimentos
Compareceram ao evento o prefeito de Bandeirante Celso Biegelmeier, o gerente regional da Epagri em São Miguel do Oeste Sidinei Egon Simon, a gerente do Sicoob Juciane Zanata, o secretário de saúde Eduardo Oliboni, o secretário de administração Éder Marcon e o secretário de agricultura Claudinei Zimmermann. Eles expressaram elogios aos organizadores pelo sucesso do evento e reforçaram a importância de o homem se cuidar.
Durante o evento o secretário da saúde agradeceu a equipe que esteve à frente da organização: Luciano Fiorentin, Daiana Cristina Wikert, Kassiano Albarelo, Rubian Lucion e José Clóvis Moreira, além de mais de 15 servidores da saúde e da extensionista da Epagri em Bandeirante, Francisca Freiberger. O secretário lembrou que estes profissionais trabalharam durante todo o mês para garantir que o dia 27 de novembro alcançasse sucesso. “Agradecemos a parceria da Epagri Bandeirante e o envolvimento para juntar os dois eventos em prol da saúde do homem e no fornecimento de parte do lanche”, ressaltou.
O evento teve apoio do Sicoob, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Rede Peperi, TVGC, Cooperoeste, Escolas, Farmácia Vital e Paróquia São Miguel Arcanjo. O comércio de Bandeirante também participou doando brindes que foram sorteados aos participantes.