Compartilhar conhecimento para fortalecer as agroindústrias familiares – esse foi o objetivo do 3º Encontro de Gestores de Agroindústrias do Planalto Norte Catarinense, realizado pela Epagri em parceria com o IFSC Canoinhas no fim do mês de agosto. O encontro integrou a programação do VII Workshop de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que reuniu mais de 200 pessoas no auditório do IFSC Canoinhas, entre alunos, servidores, agricultores familiares, empreendedores e representantes do setor público.
![](https://blog.epagri.sc.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/encontro-agroindustrias-planalto-norte.jpg)
Na programação do encontro, os participantes assistiram a palestras sobre rotulagem de alimentos, análise de custos e lucratividade e boas práticas de manipulação. Uma mostra de produtos das agroindústrias locais apresentou o potencial desse setor na região, e os participantes ainda fizeram visitas guiadas aos laboratórios do IFSC. As palestras do Workshop trataram sobre desafios na regularização das agroindústrias, Selo Arte, agroindústrias familiares do Planalto Norte e o funcionamento da Vigilância Sanitária.
![](https://blog.epagri.sc.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/encontro-agroindustrias-planalto-norte-1.jpg)
De acordo com levantamento da Epagri com 79 agroindústrias familiares do Planalto Norte do Estado, as principais cadeias produtivas com agregação de valor nessa região são massas e panificação, leite, frutas, hortaliças, mandioca, carnes, mel, ovos e grãos. “Empreendedores qualificados melhoram os processos e a gestão de seus negócios. Na gestão das agroindústrias familiares, é importante um processo de capacitação continuada, oferecendo sempre oportunidades de atualização”, destaca Bernadete Grein, extensionista da Epagri que palestrou sobre o “Panorama das agroindústrias familiares no Planalto Norte Catarinense”.
O casal Evandro Luiz Zamboni e Eliane Berto Da Silva, que tem uma agroindústria de processamento de mel no município de Monte Castelo, ficou satisfeito com o conteúdo apresentado no evento. “Todas as informações foram válidas e vamos poder aplicar tudo na nossa agroindústria Flor do Campo: as novas regras de rotulagens, a parte da Vigilância Sanitária, a contabilidade”, conta Evandro.
Com informações do IFSC Canoinhas.