O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), em Florianópolis, recebeu, no dia 6 de junho, a visita de 25 pescadoras dos municípios de Navegantes, Penha, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.
Elas participam do curso Mulheres em Ação Flor-e-ser, promovido pela Epagri para capacitar mulheres do mar e do campo para assumir o protagonismo em suas propriedades e comunidades. A Epagri/Ciram é o Centro de pesquisa responsável por executar o monitoramento ambiental do Estado, tendo como foco as realidades da agricultura e da pesca catarinense.
Na visita, as pescadoras foram recepcionadas pelo oceanógrafo Carlos Eduardo Salles de Araujo, que lhes apresentou o trabalho do Centro, especialmente o monitoramento costeiro e a rede maregráfica. Elas conheceram o trabalho de monitoramento contínuo da maré ao longo de toda a costa catarinense e a disponibilização de dados de temperatura da superfície do mar obtidos através do processamento de dados de satélite, entre outros assuntos.
O curso Flor-e-Ser foi instituído pela Epagri em 2019 e vem capacitando agricultoras e pescadoras de diversas regiões do Estado. Durante as aulas, as mulheres desenvolvem um plano de negócio, que pode ser executado pela participante com apoio institucional.