Epagri lança livro sobre cultivo de morangueiro semi-hidropônico
  • Post publicado:19 de maio de 2023
  • Categoria do post:Fruticultura

A Epagri está disponibilizando para venda o livro “Cultivo do morangueiro em sistema semi-hidropônico”. A publicação, com 316 páginas e fartamente ilustrada, custa R$ 65,00 e pode ser solicitada pelo e-mail demc@epagri.sc.gov.br. Os interessados devem informar no e-mail o título da obra, nome e endereço completos, além do número do CPF. 

Obra tem 316 páginas e é fartamente ilustrada

O livro aborda o panorama da produção, o melhoramento genético, os cultivares, a fisiologia, a produção de mudas em viveiros e a legislação. Contempla também a tecnologia de produção (ambientes protegidos, bancadas e substratos), os manejos fitotécnico, nutricional e fitossanitário e o custo de produção do cultivo do morangueiro em sistema semi-hidropônico. 

A obra tem organização de Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga, e Paulo Francisco da Silva, gerente estadual de extensão da Epagri. Os capítulos são de autoria de especialistas de diversas áreas do conhecimento agronômico e de diferentes instituições, eles elas a Universidade do Estado de SC (Udesc), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e unidades de pesquisa e extensão da Epagri. 

Sistema semi-hidropônico oferece vantagens sobre o convencional (Foto: Aires Mariga / Epagri)

O cultivo do morangueiro em sistema semi-hidropônico oferece vantagens sobre o sistema convencional, entre elas melhores condições ergonômicas de trabalho, otimização da mão de obra, possibilidade de redução do uso de agrotóxicos e melhor manejo da água e de nutrientes, além de proporcionar produção de alimentos de alta qualidade e rápido retorno econômico. Por estas e outras razões, está em expansão no Brasil. Contudo, obras específicas sobre o cultivo do morangueiro em sistema semi-hidropônico são escassas no país.

Mais de 98% da produção da produção de morangos do Brasil está concentrada nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. A atividade é praticada por pequenos agricultores e se destaca por contribuir para a geração de renda, emprego e fixação dos trabalhadores e trabalhadoras no meio rural. 

Serviço

  • Livro “Cultivo do morangueiro em sistema semi-hidropônico”
  • Valor: R$ 65,00
  • Solicitações: enviar e-mail para demc@epagri.sc.gov.br com título da obra, nome e endereço completos e CPF do solicitante. 

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Conheça a tecnologia de produção de morango semi-hidropônico na reportagem da TV da Epagri: