Uma tarde de campo sobre produção de silagem reuniu agricultores de Curitibanos, no dia 21 de março, na propriedade do Pedro Sima Filho, localizada no reassentamento Santo Expedito. No local foi implantada uma área de milho Catarina, cultivar Variedade de Polinização Aberta (VPA) desenvolvido pela Epagri.
No evento os principais pontos abordados foram: ponto de colheita do milho, cálculo da quantidade de silagem para a propriedade, altura de corte, tamanho das partículas, compactação, tipos e dimensionamento de silos e silagem de grão úmido.
Juliana Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos, ressalta que a produção de silagem é muito utilizada por produtores de leite por ser uma forma eficiente e de baixo custo de conservar e armazenar forrageiras para serem utilizadas em momento de redução na produção ou falta de pastagens – como é o caso do inverno – e também como fonte de alimento volumoso para os animais.
Milhos VPA
A propriedade cadastrada como Unidade de Referência Técnica (URT) recebeu da Epagri, sem custo para o produtor, cinco quilos de semente de milho Catarina, além da análise de solo e recomendação de adubação para o plantio. “O objetivo das unidades é demonstrar o potencial produtivo e de sanidade dos materiais desenvolvidos pela Epagri. Nesta área o milho Catarina produziu aproximadamente 40 ton/ha de silagem”, diz a extensionista.
O milho é uma das principais culturas catarinenses em valores econômicos e como parte da cadeia de produção animal do estado. Juliana lembra que os milhos cultivares VPA combinam uma série de vantagens que agradam especialmente os pequenos produtores: são mais rústicos, têm boa resistência à estiagem, boa produtividade e excelente relação custo-benefício.