A população de Itapiranga, no Extremo Oeste de Santa Catarina, participou de uma programação intensa durante os meses de março e abril para comemorar o Dia Mundial da Saúde. A Epagri e a Secretaria Municipal da Saúde realizaram atividades voltadas para a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar dos participantes. O evento contou com o apoio de diversos parceiros.
A programação da campanha “Saúde é tudo” começou no dia 24 de março com um encontro que reuniu mais de 600 mulheres para conversar sobre “Autoamorosidade: um exercício contínuo”. O tema foi apresentado em uma palestra da extensionista social da Epagri Rose Mary Gerber, que também fez uma dramatização com a personagem Divina, divertindo as participantes.
Esse foi o primeiro grande evento realizado no município após a abertura das restrições sanitárias impostas pela Covid-19. “O objetivo foi reunir e fortalecer os laços de amizade e autoestima e proporcionar empoderamento feminino. As mulheres foram as mais sobrecarregadas durante a pandemia, tendo que se adaptar ao trabalho remoto, sendo professoras, mães em tempo integral, profissionais e, ainda, precisando cuidar dos afazeres domésticos”, resume Alésia Lauschner, extensionista social da Epagri de Itapiranga.
A secretária municipal de saúde, Clair Maria Heck Heinen, ficou satisfeita com o resultado do evento, que reuniu mulheres agricultoras, moradoras dos bairros e do centro da cidade. “Prevaleceu o sentimento de acolhimento, trocas e pertencimento”, conta.
Clair destacou a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Epagri do município. “Há muitos anos existe um trabalho da equipe de enfermeiros com a extensionista Alésia. Essa parceria iniciou aos poucos, envolvendo as agentes comunitárias de saúde. Uma semente que foi crescendo e, neste ano, percebeu-se a necessidade de trabalhar o mês da saúde, com foco na saúde preventiva e no bem-estar dos cidadãos”, relata.
Em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a palestra “Prevenção e Autocuidado – Neoplasias de Pele e suas complicações” reuniu 236 pessoas na Igreja Matriz de Itapiranga. O tema foi apresentado pelo médico dermatologista Gustavo Poletto.
No dia 27 de abril, a programação da campanha “Saúde é tudo” encerrou com uma atividade de conscientização sobre o destino adequado do lixo. O evento “Lixo não tem pé, acerte na lata” foi realizado na Praça das Bandeiras e teve grande participação de estudantes e do público em geral. A Epagri realizou uma oficina sobre construção e manejo correto do biodecompositor e entregou 250 mudas de plantas bioativas.