Em 2021, os agricultores do município de Águas de Chapecó investiram mais de R$ 1,3 milhão em energia fotovoltaica, por meio do Programa Investe Agro SC, na linha de financiamento para Fortalecimento das Cadeias Produtivas. Foram 16 projetos que atenderam a demanda de energia elétrica em 16 propriedades rurais nas áreas de avicultura de corte, bovinocultura de leite, suinocultura e produção de hortaliças.
O Investe Agro SC é uma política pública da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento. A Epagri, através de seus técnicos, acompanhou os agricultores na tomada de decisão quanto ao investimento proposto e elaborou os projetos de investimento agropecuário e os encaminhamentos da documentação necessária para liberação dos recursos pelos agentes financeiros para implantação de sistemas de captação de energia solar fotovoltaica.
A extensionista rural de Águas de Chapecó, Marlene Boniatti, destaca que a Secretaria de Estado da Agricultura, através do Fundo de Desenvolvimento Rural, apoia os investimentos com subsídio de parte dos juros desses financiamentos, na ordem de 2,5%, sendo que os juros nos agentes financeiros para projetos na linha do Pronaf no ano agrícola 2021/2022 foi de 3%. “Esses subsídios são importantes, pois permitem a implantação de tecnologias limpas pelos agricultores, redução nos custos de produção e consequentemente maior apropriação do retorno da produção”, diz Marlene.