Valorização da gastronomia do Vale Europeu é tema de seminário dia 31 de março

Melhorar a qualidade dos produtos oferecidos, tanto do ponto de vista sensorial quanto da segurança alimentar. Esse é o objetivo do seminário que será realizado em Indaial no dia 31 de março, direcionado a produtores rurais, secretários municipais de agricultura, gestores, técnicos e extensionistas. O evento será no auditório da Associação Comercial e Industrial do município (CIMVI), a partir das 13h.

Um dos produtos típicos do Vale Europeu é o queijo Kochkäse

A programação conta com duas palestras, seguidas de debate: “Panorama dos queijos artesanais em SC e critérios para avaliação sensorial dos queijos”, com a cientista em Tecnologia de Lacticínios Michelle Carvalho; e “A interface entre os alimentos artesanais e o turismo rural”, com a gestora de Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz. Haverá ainda exibição dos vídeos sobre o kochkäse no Vale Europeu e divulgação do Prêmio Queijo Brasil.

O seminário é uma promoção da Epagri, da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), da Universidade Regional de Blumenau (Furb), do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e das prefeituras do Vale Europeu.

Veja mais informações sobre o evento aqui.

Kochkäse, queijo único do Vale Europeu

Um dos produtos típicos da região que as instituições promotoras do evento têm atuado para valorização é o Kochkäse, um queijo produzido pelos descendentes dos imigrantes alemães que chegaram em Santa Catarina a partir do século XIX e se instalaram na zona catarinense do Vale Europeu, hoje a região mais alemã do Brasil.

A Epagri atua com os produtores rurais e outras instituições para que o kochkäse alcance o Registro de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da região.

As ações desse grupo integram um projeto que teve início em 2009 e objetiva que o kochkäse alcance o Registro de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da região. A extensionista social de Indaial, Ilaini Brassiani, faz parte da equipe e explica que o trabalho objetiva preservar o modo de saber fazer do queijo que algumas famílias ainda conservam e colaborar para que a comercialização seja realizada de forma legalizada e não na clandestinidade.

Uma das conquistas desse trabalho foi a aprovação do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do Queijo Kochkäse. A regulamentação traz melhores perspectivas tanto para o aspecto comercial como para a preservação do produto. A partir disso, as propriedades rurais estão se adequando ao regulamento com auxílio das equipes de extensão da Epagri, bem como os municípios estão se estruturando e capacitando as equipes dos Serviços de Inspeção, entre outras ações.