Em 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água, cerca de 100 agricultores e lideranças da região do Alto Vale do Itajaí se reuniram no Centro de Treinamento da Epagri em Agronômica, para um dia de campo com o tema Conservação do Solo e da Água. O objetivo foi mostrar como os dois recursos naturais são indispensáveis para a sustentabilidade da agricultura e do meio ambiente.
“Gerar e difundir conhecimento para a produção de alimentos é missão da Epagri. E para isso, cuidar do solo e da água tem sido estimulado pela Empresa em todo território catarinense”, explica a extensionista rural Juliane G. Knapik Justen, coordenadora do programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri (DSA)
A programação do evento incluiu palestra sobre solos com o pesquisador da Estação Experimental de Ituporanga, Claudinei Kurtz, troca de sementes e mudas, visitas a estantes temáticos e a quatros estações temáticas: políticas públicas e água, plantas de cobertura, construção de sistema produtivo resiliente e compactação e erosão do solo. No dia também foi feita a divulgação da campanha “Vale solo e água: quem cuida colhe resultados ”.
Juliane ressalta que o solo fornece nutrientes às plantas, contribui para a filtragem da água e é um grande reservatório de água e carbono. “No entanto, sofre com a degradação causada principalmente pela erosão, compactação e declínio da fertilidade, resultando na perda da produtividade e na diminuição dos teores de matéria orgânica. Nosso trabalho é para levar informações para que o agricultor cuide desse recurso natural e garanta a sustentabilidade das atividades agropecuárias”, diz a extensionista.
O dia de campo foi realizado pela Gerência Regional de Rio do Sul, organizado pelos programas Grãos e DSA.