A Epagri realiza a formatura de 50 jovens rurais das regiões de São Miguel do Oeste, Chapecó e Videira nesta quarta-feira (15) no Curso Organização, Gestão e Protagonismo, realizado ao longo dos últimos seis meses. A cerimônia, que acontece simultaneamente nos Centros de Treinamento da Epagri dos três municípios, terá transmissão ao vivo no canal de capacitações da Empresa no YouTube a partir das 9 horas.
A Epagri oferece anualmente cursos específicos para jovens agricultores e pescadores entre 18 e 29 anos com objetivo de prepará-los para assumir o protagonismo nas suas propriedades. Como as atividades são essencialmente presenciais, precisaram ser paralisadas no ano passado em decorrência da pandemia. Neste ano, o projeto foi reformulado em todas as regiões catarinenses para adaptar-se aos protocolos de segurança.
Jovens rurais do Oeste
Nas regiões de São Miguel do Oeste, Chapecó e Videira, as atividades de 2021 foram realizadas de forma híbrida, somando 220 horas de capacitação, divididas em oito etapas. A metodologia usada neste ano alternou lives com apresentações técnicas de especialistas, encontros presenciais com aulas práticas ao ar livre nos Centros de Treinamento e reuniões on-line para tirar dúvidas dos participantes.
“O objetivo é contribuir com o processo de formação dos jovens, despertando para o protagonismo e o desenvolvimento sustentável no campo, incentivando o exercício da liderança, do empreendedorismo e do espírito solidário, buscando iniciativas inovadoras que agreguem valor a produtos, serviços e espaços”, explica a extensionista da Epagri Flavia Maria de Oliveira, responsável pelo curso na região de São Miguel do Oeste e Palmitos.
Incentivo financeiro
No evento de formatura, os participantes do Oeste Catarinense apresentarão seus Planos de Desenvolvimento da Propriedade, com um diagnóstico e propostas técnicas de melhorias. Com esses planos, eles poderão acessar linhas de crédito para colocar os projetos em prática nas propriedades. Cada jovem terá direito de acessar até R$30 mil para seu projeto individual. Para projetos desenvolvidos em grupo, o limite de verba é R$90 mil.
Sucessão familiar nas propriedades
As capacitações da Epagri para jovens rurais de Santa Catarina vêm contribuindo para que esse público permaneça nas propriedades com renda e qualidade de vida. As atividades são realizadas em todas as regiões e oferecem conhecimento técnico em diversas cadeias produtivas, como pecuária leiteira, fruticultura, olericultura, cultivo de grãos, apicultura e piscicultura, por exemplo. Os participantes também são formados em organização, gestão e protagonismo. Entre 2012 e 2019, a Epagri capacitou 2.468 jovens no estado. Neste ano, a Ação Jovem Rural e do Mar está qualificando 320 participantes.
Mais informações e entrevistas:
Flavia Maria de Oliveira, extensionista da Epagri, pelo fone (49) 3631 2985.
Marcia da Rosa Gomes, coordenadora do programa Capital Humano e Social da Epagri, pelo fone (47) 99635 3304.
Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista pelos fones (48) 3665 5147 / 99989 2992.