Nesta quinta-feira, 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Epagri comemora sua inclusão no nível alto nas práticas de prevenção, detecção e combate à corrupção. A classificação integra o resultado do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), do Tribunal de Contas da União (TCU), anunciado no dia 8.
O PNPC tem objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. Todos os órgãos e entidades da administração pública do Brasil foram convidados a participar e preencher dentro do sistema e-Prevenção uma análise de sua situação e dos mecanismos de prevenção, detecção e combate à corrupção.
“O Portal da Transparência, o programa de integridade, os treinamentos periódicos aos colaboradores sobre o Código de Conduta e Integridade, o canal de denúncias e o Comitê de Compliance estruturado, são algumas das ferramentas da Epagri para combate à corrupção que resultaram em seu enquadramento no nível alto”, explica José Pedro Oliveira Rosses, chefe da Divisão de Instrumentos Jurídicos da Epagri.
Comprometimento
“A Diretoria Executiva e o Conselho de Administração estão comprometidos no combate à corrupção e desvios éticos”, afirma José Pedro. Ele destaca ainda a edição, por parte de um grupo de trabalho da Epagri, de norma interna para investigações e sindicâncias, como mais uma, entre as diversas outras boas práticas de integridade adotadas na Empresa.
Segundo o profissional, o desafio da Epagri agora é alcançar o nível muito alto na classificação do TCU, o máximo dentro da escala estabelecida. Para tanto, a Empresa já planeja melhorar seu monitoramento e seus indicadores de risco, entre outras providências.
Em Santa Catarina, todos os órgãos e entidades do poder executivo estão participando do PNPC. No Brasil, 60% do setor público aderiu ao Plano. Na esfera estadual, a adesão foi de 73,52%. Agora a Epagri conta com o selo de participação do PNPC.
Em 2013 a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção definiu 9 de dezembro como o Dia Internacional de Combate à Corrupção.
Informações e entrevistas
José Pedro Oliveira Rosses, Chefe da Divisão de Instrumentos Jurídicos da Epagri / (48) 3665-5016
Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992