A agenda de eventos relacionados às sementes crioulas em Frei Rogério, no Meio Oeste Catarinense, movimentou os municípios da região nos últimos meses. As iniciativas uniram guardiões de sementes, famílias rurais e estudantes em torno da preservação das variedades de plantas tradicionais, adaptadas às condições locais e da agricultura familiar, e que não têm restrição para a multiplicação.
“Faz parte das nossas atividades falar das sementes crioulas, do seu papel e da sua importância, além de divulgar cada história e cada sentimento que tem ligação com o resgate, a multiplicação e a doação desse legado para as gerações futuras”, destaca a engenheira-agrônoma Adriana Francisco, da Epagri de Frei Rogério.
Em setembro, a Epagri realizou um encontro sobre sementes crioulas em parceria com a Escola Agrícola 25 de Maio – Assentamento Faxinal dos Domingues II, em Fraiburgo. Os participantes assistiram a uma palestra do agricultor Gerson Mauro Fertig, guardião de sementes de Frei Rogério, com a participação do extensionista social da Epagri Élcio Pedrão e da engenheira-agrônoma Adriana Francisco.
Organizados pela professora Pamela Ribeiro, 25 jovens filhos de assentados e agricultores familiares ouviram animados sobre a importância das sementes crioulas, o modo de coletar, produzir e armazenar. No encontro, também foram distribuídas mudas de árvores nativas.
No dia 11 de setembro, extensionistas da Epagri e guardiões de sementes participaram da Feira da Agricultura Familiar e Sementes Crioulas em Curitibanos. Mais de 60 pessoas compartilharam sementes para plantar e multiplicar. O evento foi organizado pelos extensionistas Juliana Golin Krammes e Fábio Granemann, da Epagri local, com apoio da Cooperplanalto Sul.
Em outubro, uma feira de sementes crioulas foi realizada em Frei Rogério pela equipe da Epagri com apoio da Secretaria da Agricultura do município e do Sicoob. O evento atraiu agricultores familiares e assentados de Fraiburgo e Curitibanos, além de guardiões de sementes, artesãos e outros profissionais do município que divulgaram seu trabalho. O encontro ainda teve doação de sementes e mudas de chás.
A extensionista Adriana, da Epagri, explica que o trabalho com a preservação das sementes crioulas já é tradicional em Frei Rogério. “Buscamos sempre destacar o trabalho dos guardiões de sementes, que são as pessoas que têm um profundo respeito e uma relação muito próxima com a natureza. Eles se preocupam com todo o processo de resgate, multiplicação, colheita e armazenamento de sementes, seja para sua própria produção, para partilha ou comercialização. Também trazem para o debate o manejo do solo, a adubação verde e orgânica, a cobertura do solo e o uso dos biofertilizantes”, destaca.
Mais informações pelo e-mail emfreirogerio@epagri.sc.gov.br ou pelo fone (49) 3257 0045.