Os jornalistas da Epagri Mauro Meurer e Eonir Malgaresi conquistaram, respectivamente, o 2° lugar na categoria regional Radiojornalismo e o 3º lugar na categoria regional Telejornalismo no 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI -Ciência, Tecnologia e Inovação. O prêmio foi criado para reconhecer as contribuições dos profissionais de comunicação de Santa Catarina na divulgação da ciência e divulgou os vencedores no dia 18 de outubro, em uma cerimônia on-line.
A reportagem de Mauro foi produzida para o programa de rádio da Epagri, o Panorama Agrícola, e falou sobre o biodigestor de baixo custo desenvolvido na propriedade dos agricultores Ademar e Zenilde Nunes Luiz, de Laurentino, no Alto Vale do Itajaí. Em entrevista o extensionista em Rio do Campo, Osnei Córdova Muniz, conta o passo a passo de como fazer um biodigestor aproveitando o esterco animal, destaca o potencial do biogás e do biometano no espaço rural e explica a economia gerada pela tecnologia.
Eonir fez uma reportagem no Sul Catarinense sobre produtividade e bem-estar animal na produção de leite, veiculada no programa de TV da Epagri SC Agricultura. No vídeo ela mostra o trabalho do jovem produtor Anderson Daros, de Santa Rosa do Sul, que utiliza as tecnologias preconizadas pela Epagri, como produção à base de pasto, sem se descuidar do conforto dos animais. Em entrevista, o extensionsta rural Homero Bosch Júnior, de Araranguá, explica detalhadamente as vantagens desse sistema de produção. A produção contou com imagens de Jonatan Jumes e Marcos Lemos, e edição de Antonio Azevedo.
“Popularizar a ciência e difundir tecnologias é um compromisso diário da comunicação da Epagri. Em todos os meios sempre procuramos divulgar as novidades da pesquisa agropecuária catarinense e como a extensão rural leva esses conhecimentos para as famílias rurais e pesqueiras. Compartilhamos essas premiações com os pesquisadores, extensionistas, equipe de comunicação e as famílias que são a razão do nosso trabalho”, diz Eonir.
A premiação
O 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI contemplou cinco categorias: mídia impressa, internet, fotografia, rádio e TV. A premiação foi dividida em duas etapas: regional e estadual. Os vencedores das regiões Norte, Sul, Oeste, Vale do Itajaí, Serra e Grande Florianópolis disputaram o prêmio Estadual. Ao todo, 37 jornalistas, de todas as regiões do Estado, foram reconhecidos.
Conheça os ganhadores do 1º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI aqui.
Ouça o programa de rádio da Epagri premiado aqui.
Assista à reportagem de TV premiada a seguir.