O manejo necessário para preparar as colmeias para o inverno foi tema de uma capacitação técnica realizada pela Epagri com apicultores de Guarujá do Sul e Princesa, no Extremo Oeste Catarinense. O encontro, realizado no fim de maio, foi a primeira de três etapas de um plano de capacitação que abrange os principais temas relacionados ao bom desenvolvimento da apicultura.
“Por se tratar de apicultores iniciantes, é importante fornecer informações básicas para que eles possam desenvolver as habilidades com a atividade, focando naquilo que é fundamental para melhorar o desempenho das abelhas o ano todo”, explica Leandro Nestor Hübner, extensionista da Epagri de Princesa.

No encontro, o instrutor Neimar Gutbier, da Epagri de Maravilha, falou sobre manejo alimentar das colmeias, padronização das caixas, conforto térmico para os enxames, troca de cera, junção de enxames fracos e introdução ao manejo sanitário. “Essas práticas fazem parte de um conjunto de ações que o apicultor deve seguir o ano todo, para que, em épocas adequadas, os enxames estejam fortalecidos e possam aproveitar as boas floradas para garantir grandes produtividades”, destacou.

Leonir Dilly, extensionista da Epagri de Guarujá do Sul, conta que as próximas etapas de capacitação desse grupo estão marcadas para agosto e novembro. “Vamos focar em outros aspectos da produção, como manejos de primavera/verão, multiplicação e seleção de enxames, colheita e armazenagem do mel, além de legislação para a atividade”, enumera.
Os participantes ficaram satisfeitos com o aprendizado. “Como estamos começando com a apicultura, o curso nos dá uma direção de como fazer que ela seja eficiente. A padronização das caixas e o manejo alimentar são importantes para que a atividade seja mais fácil e rentável”, diz o apicultor Marcelo José Becker.