A Epagri do município de Arroio Trinta, no Alto Vale do Rio do Peixe, realizou uma reunião técnica com produtores rurais para demonstrar métodos de cultivo de caqui. Respeitando todos os protocolos de enfrentamento da Covid-19, o encontro ocorreu no pomar da propriedade de Carmen e Daniel Mozena, localizada na Linha Esperança. A atividade foi realizada no dia 22 de abril em parceria com a Secretaria da Agricultura do município.
Os participantes receberam orientações técnicas sobre produção de mudas e implantação de pomar, poda e condução de plantas, controle das principais pragas e doenças da cultura, manejo pós-colheita, tratamentos de inverno, mercado e comercialização.
A família Mozena implantou os primeiros pomares de caqui há mais de 15 anos. Hoje, são 2,5 hectares em produção, mais 3,5 hectares implantados em 2018 e 2 hectares implantados em 2020. Essas novas áreas devem começar a produzir em 2021 e 2023, respectivamente. “A família é parceira da Epagri e, na implantação do pomar, acessou recursos o programa Menos Juros, da Secretaria de Estado da Agricultura”, conta o extensionista rural Valcir Biava, da Epagri de Arroio Trinta.
Boa alternativa econômica
Por conta das vantagens econômicas, a produção de caqui está ganhando força no município, que conta com cerca de 13 hectares de pomares. “A cultura do caqui não é a principal atividade da fruticultura na região, mas em Arroio Trinta vem se destacando em área plantada e em volume de produção, superando a uva”, conta Valcir.
O extensionista explica que os produtores locais conseguem colher o caqui com alta qualidade antes de outras regiões, o que permite obter preços melhores no mercado. “É uma excelente alternativa econômica porque oferece bom rendimento por área cultivada quando comparada com a produção de grãos, por exemplo, já que nossas propriedades rurais são pequenas”, acrescenta.
Caqui em Santa Catarina
De acordo com levantamento da Epagri/Cepa, Santa Catarina colheu 2,8 mil toneladas de caqui em 172 hectares de pomares na safra 2017/18. São 161 produtores em todo o Estado e 70 deles estão na região do Alto Vale do Rio do Peixe, onde 2 mil toneladas de caqui foram colhidas em 106 hectares nessa mesma safra.
Mais informações: Valcir Biava, extensionista rural da Epagri em Arroio Trinta – valcirbiava@epagri.sc.gov.br ou (49) 3535 6017.