No dia 31 de março, das 19h às 21h, a Epagri promove um dia de campo virtual para demonstrar a potencialidade de seus cultivares de feijão, as características de suas variedades de milho de polinização aberta, o desempenho de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa, a indicação de plantas de cobertura para melhoria de solo e uma nova tecnologia de avaliação da qualidade de solo. O evento será no canal de capacitações on-line da Epagri, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados aos participantes interessados.
Segundo o coordenador do evento, Donato João Noernberg, esses assuntos serão abordados em quatro estações, instaladas em área cultivada desde o ano passado em uma unidade demonstrativa do Centro de Educação Profissional Vidal Ramos (Cedup). “As parcelas foram implantadas na escola técnica com o objetivo de aprimorar os conteúdos didáticos dos alunos e, por meio de um dia de campo presencial, levar conhecimento para as respectivas famílias e para os agricultores do entorno. Em função da pandemia, decidimos promover o evento na modalidade on-line e no período noturno, pois além de evitar a aglomeração de pessoas, ampliamos a participação das famílias produtoras interessadas, que nesta época estão envolvidas com a colheita de grãos”, diz o extensionista rural, que também é líder dos programas Grãos e Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri no Planalto Norte Catarinense.
O dia de campo é uma realização Epagri em parceria com a Embrapa e o Cedup Vidal Ramos. Confira as tecnologias apresentadas em cada estação do evento.
Estação 1 – Variedades de milho de polinização aberta (VPA) da Epagri
– SCS154 Fortuna, SCS155 Catarina e SCS156 Colorado.
Assuntos: Principais características dos cultivares, produtividade, custo-benefício da semente e resistência às variações climáticas, pragas e doenças.
Instrutor: Eduardo Neves Vieira (extensionista rural da Epagri).
Estação 2 – Cultivares de feijão da Epagri
– SCS204 Predileto, SCS206 Potência e SCS205 Riqueza.
Assuntos: Principais características dos cultivares, densidade de semeadura e manejo da adubação.
Instrutor: Juliano de Oliveira (extensionista rural da Epagri).
Estação 3 – Cultivares de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) do programa de melhoramento genético de capim-elefante da Embrapa
– BRS Kurumi e BRS Capiaçu
Assuntos: Características morfológicas, características agronômicas, aptidões de usos e manejo.
Instrutor: Antônio César Bortoletto (Embrapa – Estação Experimental de Canoinhas).
Estação 4 – Plantas de cobertura do solo
– Crotalária (Breviflora, Ochroleuca, Spectabilis), feijão-de-porco, guandu-anão, guandu-amarelo, mucuna-cinza, mucuna-anã, mucuna-verde, teosinto, capim-sudão e trigo-mourisco.
Assuntos: Principais características das espécies, definição de plantas de cobertura e efeitos na melhoria dos aspectos físicos, químicos e biológicos do solo.
Instrutor: Vitor Mendes Lehmkuhl (extensionista rural da Epagri).
Estação 5 – Manejo conservacionista de solo
Assuntos: Avaliação da qualidade do solo através do método de perfil cultural e sistemas conservacionistas do solo.
Instrutor: Donato João Noernberg (Epagri – Coordenador do Programa Planorte Água e Solo/Grãos.
Serviço:
O que: Dia de campo virtual: cultivares de forrageiras, milho e feijão, plantas de cobertura e manejo conservacionista do solo
Quando: 31 de março, das 19h às 21h
Onde: canal de capacitações on-line da Epagri. Para participar, clique aqui.
Informações e entrevistas: Donato João Noernberg, coordenador do evento, pelo fone: (47) 99173-2057.
Informações para a imprensa: Gisele Dias, jornalista, pelo fone (48) 99989-2992
Confira na reportagem a seguir as características das variedades de milho de polinização aberta da Epagri, que se destacam pela resistência à estiagem e pela alta produtividade.