Epagri participa de evento nacional do Dia do Extensionista Rural, na terça-feira, 1
  • Post publicado:27 de novembro de 2020
  • Categoria do post:Mídia
Ivanor Sfreddo é extensionista rural da Epagri em Caxambu do Sul

Na próxima terça-feira, 1, às 10h, a Epagri participa do webinar nacional pelo Dia do Extensionista Rural. O evento é promovido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

O Webinar será transmitido pelo YouTube da Asbraer e contará com a participação de autoridades como o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Júnior, deputado federal presidente da Frente Parlamentar de Ater, Zé Silva (Solidariedade/MG), secretária de agricultura do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, secretário de agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, dentre outros a confirmar.

Com o tema “A força inovadora da Ater Pública”, o Webinar Nacional pelo Dia do Extensionista Rural tem a intenção de mostrar o trabalho desenvolvido pelos extensionistas em todo o território brasileiro e celebrar a data de profissionais tão importantes para a difusão da agricultura familiar e do pequeno produtor. “O trabalho do extensionista rural é de suma importância no campo, de forma a levar novas técnicas de produção que facilite a vida do agricultor. Por isso, no dia do extensionista, vamos enaltecer sua importância para o desenvolvimento do campo e econômico e social do Brasil”, afirma o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães.

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, vai participar do evento no bloco dedicado à região Sul, que vai abordar agroindústrias e sucessão familiar o campo. Edilene vai falar sobre o trabalho da Epagri, que já capacitou 2.656 jovens rurais desde 2012.

A importância da Ater Pública no Brasil

A assistência técnica e extensão rural, a ater pública, está presente nos 26 estados e no Distrito Federal. São mais de 15 mil extensionistas em todo o Brasil atendendo mais de 2 milhões de famílias rurais. Com grande capilaridade e multidisciplinaridade, a ater pública consegue chegar no produtor mais longínquo, ajudando a desenvolvê-lo e levar conhecimento ao campo. Seja na assistência técnica, do preparo da terra até a colheita, seja na economia doméstica, na logística, no impulsionamento de vendas, a ater pública promove aumento de renda do produtor, geração de emprego no campo e qualidade de vida.

E não é só o campo que ganha com o trabalho do extensionista, mas todo o país. Porque é graças a ele que a agricultura familiar e o pequeno produtor conseguem produzir mais e com qualidade, garantindo o abastecimento de alimentos nas cidades e contribuindo para a segurança alimentar.

Seja para o campo ou para a cidade, o trabalho do extensionista contribui para a vida de todos e para o desenvolvimento do Brasil.

O dia do extensionista rural

No dia 6 de dezembro de 1948 foi oficializada, na Emater de Minas Gerais, uma das primeiras experiências brasileiras direcionada para a introdução de novas técnicas de agricultura e economia doméstica, de incentivo à organização e de aproximação do conhecimento gerado nos centros de ensino e de pesquisa aos produtores rurais. Nascia aí a primeira ater pública do Brasil.

Em alusão a essa data, o deputado Narcio Rodrigues (PSDB/MG) apresentou o Projeto de Lei 2.191/07, instituindo o dia 6 de dezembro como o dia nacional do extensionista rural. O projeto foi aprovado em 2011 e transformado na Lei Ordinária 12.386/2011 no dia 3 de março.

Serviço

O que: webinar nacional pelo Dia do Extensionista Rural
Quando: Na terça-feira, 1 de dezembro, às 10h
Local: YouTube da Asbraer.
Informações: (61) 99336-9693 – Juliana Silva, assessora de comunicação da Asbraer.

Conheça um pouco da história da Extensão Rural em Santa Catarina: