A revista Agropecuária Catarinense (RAC), publicação científica editada pela Epagri, traz em sua última edição três artigos que tratam dos eventos climáticos em Santa Catarina ocorridos em 2020 – como o ciclone-bomba, o granizo e a seca – e os seus efeitos na produção agropecuária.
O primeiro deles, intitulado “A estiagem do outono 2020 em Santa Catarina: a atuação da Epagri, da medição do dado à análise da informação”, apresenta os números da seca no estado e analisa os dados de precipitação registrados nas regiões catarinenses, bem como da medição de nível dos rios. Esse artigo tem como autores o engenheiro-agrônomo Guilherme Xavier de Miranda Junior e as meteorologistas Maria Laura Guimarães Rodrigues e Gilsânia Cruz, todos da Epagri/Ciram.
Já o artigo “Mudanças climáticas nos ecossistemas agrícolas e naturais: medidas de mitigação e adaptação” discorre sobre os principais impactos que os ecossistemas agrícolas e naturais vêm sofrendo com a ocorrência das mudanças climáticas, e apresenta algumas estratégias de mitigação dos impactos e da adaptação desses ecossistemas às mudanças. Os autores são os pesquisadores da UFSC Leticia de Andrade Dias, João Batista Tolentino Júnior e Leosane Cristina Bosco.
Os efeitos das altas temperaturas na floração do arroz, uma das culturas mais importantes no estado, são abordados em outro artigo. Temperaturas acima de 35ºC limitam a produção desse cereal, podendo acarretar prejuízos irreversíveis à produtividade. Esse assunto é tratado pelos pesquisadores Natalia Maria de Souza e Luis Sangoi, ambos da Udesc, e Rubens Marschalek, da Epagri, no artigo “Produtividade e qualidade de grãos de arroz irrigado em safras com regimes térmicos distintos na floração”.
Como publicar na RAC
A Agropecuária Catarinense aceita artigos em inglês e português, é indexada em seis bases e não cobra taxas de publicação. Todos os trabalhos passam pelo sistema de revisão às cegas. Clique aqui e saiba como enviar seu trabalho.
Leia esses e mais outros assuntos aqui.