Está no ar a mais recente edição da revista Agropecuária Catarinense (RAC), com os eventos de destaque do meio rural de Santa Catarina e do Brasil.
A seção Conjuntura traz dois temas que marcaram o primeiro semestre: a pandemia causada pelo novo coronavírus e o impacto da estiagem em Santa Catarina. O primeiro deles demonstra a distribuição da Covid-19 no interior do Estado e a vulnerabilidade da população rural em relação à doença. O segundo aborda a estiagem que assolou o Sul do Brasil, com dados de precipitação e a situação hidrológica crítica dos últimos meses, que ainda perdura no Norte catarinense.
O cultivar de maçã Elenise é tema da capa da edição. A planta desenvolvida pela Epagri se destaca pela qualidade da fruta e a resistência à Mancha Foliar de Glomerella, doença que ataca os pomares.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) declarou 2020 como o Ano da Sanidade Vegetal. O tema está contemplado em diversos trabalhos publicados na RAC. As doenças quarentenárias, consideradas de importância para a sanidade vegetal em Santa Catarina, estão em pauta na seção Opinião. O combate ao Moko da bananeira, ação importante para manter o Estado livre dessa doença também é tema de artigo, assim como o monitoramento da mosca do broto da mandioca, praga que atrasa o desenvolvimento da cultura. Há também um estudo sobre a altura de voo de pragas do arroz, com informações relevantes que impactam o manejo desses insetos.
Leia, publique, cite, curta e compartilhe a RAC.