Rede maregráfica da Epagri passa a contar com dados de maré de Itajaí
  • Post publicado:16 de julho de 2020
  • Categoria do post:Mídia
 A estação maregráfica da fica cerca de 2 km da boca da barra do rio Itajaí

Este mês a rede maregráfica da Epagri passou a contar com dados de maré de Itajaí, um dos mais importantes polos da navegação comercial e esportiva de Santa Catarina e do Brasil. A partir dessa unidade, os valores horários das marés astronômica (previsão) e observada (medida) para a boca da barra do rio Itajaí podem ser acessadas em tempo real por todos os interessados através do sítio Litoral on-line.  Já no sítio Maregrama, o interessado obtém dados de maré com um detalhamento ainda maior, coletados em intervalos de 15 min.

Segundo o pesquisador da Epagri/Ciram Matias Boll, a disponibilização desses dados não foi uma ação isolada. “Isso ocorreu a partir da cooperação da Univali, do Cabeçudas Iate Clube  e da Epagri,  com o fundamental apoio financeiro da Superintendência do Porto de Itajaí, a maior usuária e interessada nos dados de maré no local”.

Sensor do tipo radar instalado pela Univali para monitorar as marés em Itajaí

Litoral on-line

O sítio Litoral on-line foi desenvolvido pela Epagri em 2016, atendendo a uma demanda dos Portos de São Francisco do Sul e Imbituba, e reúne em um único portal um grande número informações meteorológicas e das condições do mar para Santa Catarina. Com a estação de Itajaí, agora são 12 estações com dados de maré, seis pontos com dados da temperatura do mar, seis estações meteorológicas completas (vento, precipitação, temperatura do ar, pressão atmosférica) e um correntômetro instalado na baía de Babitonga, disponibilizando gratuitamente informações de clima e mar a todos os interessados. 

Em 2019 o Litoral on-line foi acessado em média 300 vezes/dia. No início de abril de 2020, quando ocorreram super marés e alagamentos em vários pontos da costa, o sítio chegou a ter quatro mil acessos num único dia. Ele é é mais um componente do esforço contínuo da Epagri em oferecer a todos os catarinenses o acesso a informações ambientais de qualidade e em tempo real.