Em plena safra de março a maio em Santa Catarina, a goiabeira-serrana conta com 20 agricultores familiares do Planalto Serrano Catarinense que se dedicam ao cultivo da fruta. Isso foi possível graças ao trabalho de melhoramento genético implantado pela Epagri em 1980, que resultou no lançamento de quatro cultivares recomendados para a Região Sul do Brasil, permitindo ao agricultor escalonar a colheita: Alcântara, Nonante, Helena e Mattos.
Apesar de ainda ser pouco conhecida no Brasil, há um vasto campo para desenvolvimento da cultura e um bom nicho no mercado brasileiro. Em São Joaquim, o casal Sabrina e Adriano Costa visualizou esse mercado e vem cultivando a goiabeira-serrana desde 2011 . Em 2019 eles começaram a processar a fruta e ofertar outros produtos como sorvetes, pão, mousse, geleia, compota, chutney e brigadeiro. Eles contam com uma área de um hectare e 800 pés da fruta. Adriano cuida do pomar; Sabrina da transformação.
Segundo Sabrina, a ideia de processar a goiaba foi uma saída para aproveitar toda a produção, pois as frutas pequenas não tinham aceitação pelo mercado “Foi quando me despertou o interesse de encontrar alternativas para elas. O fruto proporciona um leque imenso de novo sabores a serem descobertos”. Além de dar um destino ao fruto que seria descartado, a agricultora descobriu um excelente filão de mercado que ainda não tem concorrência, pois ela é pioneira no processamento da goiaba-serrana.
Rica em antioxidantes, a goiaba-serrana é considerada uma superfruta. “Ela é altamente aromática, rica em nutrientes, fonte de compostos fenólicos, vitamina C e do complexo B, além de minerais”, explica o pesquisador Leonardo Araújo, coordenador dos estudos com a goiabeira-serrana na Epagri.
Confira aqui algumas receitas compartilhadas pela agricultora.
Mousse de goiaba-serrana
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
2 latas de polpa de goiaba-serrana
Bater no liquidificador, se preferir cobrir com chantilly. Rende uma refratária grande.
Doce de goiaba-serrana (chimia )
1kg de goiaba-serrana
500g açúcar
(cravo e canela opcional)
Reduzir em fogo baixo.
Vitamina de goiaba-serrana
2 xícaras de polpa
2 xícaras de leite
Açúcar a gosto
Bater tudo no liquidificador.
Suco de goiaba-serrana
250 g de polpade goiaba-serrana
1 litro de água
Açúcar a gosto
Bater tudo no liquidificador.