Pouso Redondo promove dia de campo sobre arroz irrigado
  • Post publicado:8 de abril de 2020
  • Categoria do post:Mídia
Os agricultores conheceram cultivares lançados pela Epagri e o manejo do arroz irrigado preconizado pela Empresa

O rizicultor de Pouso Redondo Otávio da Silva, da comunidade rural Pombinhas, recebeu 51 produtores para um dia de campo sobre arroz irrigado no dia 5 de março. Na propriedade foi desenvolvida uma Unidade Demonstrativa e uma de Observação na safra 2019/2020 para levar ao conhecimento dos rizicultores os principais cultivares lançados pela Epagri e o manejo preconizado pela Empresa. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município e a Cresol.

Na Unidade Demonstrativa foi desenvolvido um trabalho para mostrar a resposta da cultura com diferentes níveis de adubação e para identificar os momentos corretos de aplicação a partir do estádio de desenvolvimento fenológico da planta, concomitante com a observação da resposta à cada macronutriente nos componentes de produtividade.

O dia de campo aproxima a cadeia produtiva, pois aborda in loco os anseios do rizicultor no que diz respeito à produção

“As unidades são desenvolvidas em parceria entre a pesquisa, a extensão e o produtor, preconizando assim a importância das sementes e do manejo indicado pela Projeto Arroz, coordenado pela  Estação Experimental da Epagri em Itajaí. Essa metodologia aproxima toda a cadeia produtiva, pois no decorrer do dia de campo é possível abordar in loco os anseios do rizicultor no que diz respeito à produção”, ressalta o extensionista da Epagri de Pouso Redondo, Ricieri Verdi.

A maioria dos participantes do dia de campo são produtores de arroz do município de Pouso Redondo, Mirim Doce e Taió. Também estavam presentes o ex-pesquisador da Estação Experimental em Itajaí Ronaldir Knoblauch, a líder do programa Grãos na UGT 5 Sílvia Mara Zimmermann, o extensionista rural do município de Mirim Doce Dirceu Schwarz, o secretário municipal da Agricultura Luiz Alberto Pereira da Silva, o prefeito Oscar Gutz, o presidente da Cresol Cleiton de Andrade e o empresário João Paulo Franzner representando a Urbano Agroindustrial.