Um dia de campo em Mirim Doce, município do Alto Vale do Itajaí, levou aos rizicultores informações sobre os principais cultivares de arroz irrigado disponíveis no mercado e apresentou os tipos especiais desenvolvidos pela Epagri. O evento foi no dia 4 de março, na propriedade de Reginaldo Kestring, na Comunidade de Volta Grande. Os cultivares conhecidos pelos produtores são voltados à agricultura familiar e atendem nichos de mercado, com características peculiares que agregam valor na comercialização como formato de grão, textura, sabor e cores.
O extensionista da Epagri de Mirim Doce, Dirceu Schwarz, ressalta que essas unidades são consideradas importantes ferramentas de difusão de tecnologia e informação. “Dias de campo nesses locais aproximam pesquisadores, extensionistas e rizicultores e servem para troca de experiência entre os envolvidos com a cadeia produtiva do arroz”, diz ele. No dia de campo os produtores também assistiram a uma demonstração de aeronaves não tripuladas (drones) para pulverização de defensivos agrícolas.
O evento contou com 42 participantes, a maioria produtores de arroz do município de Mirim Doce. Também participaram o pesquisador da Estação Experimental de Itajaí Rubens Marschalek, a líder do projeto Grãos nesta região da Epagri Sílvia Mara Zimmermann, o extensionista rural do município de Pouso Redondo Ricieri Verdi, o secretário municipal da Agricultura Valdecir Pereir, o prefeito Sérgio Luiz Paisan e o presidente da Cresol Dona Emma, Cleiton Lock.
Conheça no vídeo os tipos especiais de arroz da Epagri: