O consumo de pitaia vem aumentando entre os adeptos dos alimentos que oferecem benefícios à saúde, os chamados funcionais. A fruta possui diferentes substâncias com atividade antioxidante, que são usadas na prevenção e no tratamento de algumas doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer. São elas: vitamina C na polpa, betalaína na casca e polifenóis na antecasca.
Para aproveitamento de todos esses nutrientes, o Centro de Treinamento de Itajaí (Cetrei) criou diferentes receitas doces e salgadas com a fruta e repassou a 20 produtores de pitaia da região por meio de uma oficina, no dia 12 de março. “Com o aumento da oferta da pitaia no mercado, buscamos a otimização no uso desse nobre fruto nas mais diferentes receitas”, diz a instrutora da oficina, extensionista e chefe do Cetrei, Natália Lúcia Knakiewicz Kominkiewicz.
A pitaia é uma cultura com período de safra bem reduzido – de dezembro a abril – e seus frutos têm pouco tempo de conservação devido à grande quantidade de água. Portanto, usá-la em diferentes receitas é uma forma de evitar o desperdício. “Além disso, com essa oficina pretendemos despertar o grupo para o uso integral do fruto, bem como diversificar o cardápio e agregar de valor ao produto”, explica Natália.
“Conhecemos um pouco mais sobre essa fruta maravilhosa e aprendemos como utilizar o fruto sem desperdício. Da casca saíram grandes receitas, que colorem e agregam muitos nutrientes”, relatou a produtora de Barra Velha Silvana A. W. Pereira, que participou da oficina.
Durante a oficina foram elaborados sorvete de pitaia vermelha, farinha da casca, quiche de casca de pitaia com cebola, bolo, geleia, risoto com a casca, broinhas com farinha de pitaia, pão, suco e molho com pitaia para acompanhar petiscos de peixe ou frango.
O cultivo comercial da pitaia em Santa Catarina começou em 2010 e o Estado já é o segundo maior produtor brasileiro, perdendo apenas para São Paulo. Segundo dados do IBGE, em 2017 o Estado produziu 328,4 toneladas em 120 propriedades rurais.
Confira algumas receitas desenvolvidas pelo Cetrei:
SORVETE DE PITAIA VERMELHA
Ingredientes:
2 xícaras de chantili bem gelado (cerca de 500ml)
½ lata de leite condensado
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)
100 g de leite em pó
500g de polpa de pitaia vermelha
Preparo:
Bata o chantili, o leite condensado, o leite em pó e a baunilha na batedeira até formar picos moles.
Acrescente delicadamente a polpa de pitaia já amassada com um garfo e misture utilizando um batedor manual até homogeneizar. Leve ao freezer até a hora de servir. Você pode servir com chantili e calda de chocolate.
Chantili
4 claras
8 colheres de açúcar
Bata as claras em neve, acrescentando o açúcar e leve para gelar.
Calda de chocolate
100g de chocolate meio amargo
270g de chocolate cobertura fracionada ao leite
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
Derreta os chocolates conforme instruções da embalagem, misture o óleo vegetal, deixando bem homogêneo. Aplique sobre o sorvete.
BOLO OU CUPCAKE FÁCIL DE PITAIA
Ingredientes:
4 ovos
1 /2 xícara (chá) de óleo
1 pitaia média (polpa)
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícara (chá) farinha de trigo
3 a 4 colheres sopa de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher de chá de corante vermelho em gel
Preparo:
Bater todos ingredientes liquidificador por 5 minutos. Em uma vasilha misturar o fermento, misturar bem e colocarem forma grande de bolo ou em forminhas de cupcake.
RISOTO DE COM CASCA DE PITAIA
Ingredientes:
2 colheres de manteiga
1/2 cebola média picada
100 g de tomate seco
Casca de 2 pitaias
2 xícara de arroz arbóreo
¼ de xícara de vinho branco seco
Sal
Caldo de legumes ou de carne
Queijo parmesão
Modo de Preparo:
Em uma panela de fundo largo, refogue a cebola na manteiga sem deixar dourar. Junte o arroz (não precisa lavar), refogue rapidamente e junte o vinho. Deixe o vinho evaporar um pouquinho (mas sem secar) e vá adicionando o caldo aos poucos, mexendo sempre, de preferência com uma colher. Este caldo deve ficar no fogo baixo para não perder a temperatura, pois você vai ficar adicionando ao arroz por uns 20 minutos. Nunca deixe o arroz secar, ele tem que estar sempre cremoso e bem molhado, praticamente a cada minuto você adiciona um pouquinho do caldo. O tempo total vai depender do tipo do arroz.
Depois de 10 minutos com o arroz no fogo, acrescente o tomates secos e a casca das pitaias picadas e continue mexendo e acrescentando o caldo.
Prove o risoto; caso necessário acrescente o sal. Quando o arroz estiver macio, aproximadamente depois de 20 minutos, abaixe o fogo acrescente 1 colher manteiga e 2 colheres queijo parmesão. Mexa bem para incorporar tudo, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por uns 5 minutos antes de servir. Se preferir, sirva com mais parmesão ralado por cima e um fio de azeite e pedaços de polpa de pitaia.
QUICHE DE CEBOLA E CASCA DE PITAIA
Ingredientes da massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
180g de manteiga
4 colheres de sopa de leite ou água gelada
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma massa maleável, levar para a geladeira por 30 minutos, abrir a massa em 2 plásticos, forrar a forma, furar com um garfo e levar para assar.
Ingredientes do recheio:
400g de cebolas cortadas em rodela
400g de casca de pitaia cortadas em tiras
3 colheres de sopa de manteiga
Sal a gosto
3 ovos batidos
1lata de creme de leite
100g de queijo mussarela ralada
Modo de preparo:
Fritar a cebola e as cascas de pitaia na manteiga. deixar esfriar e acrescentar o creme de leite com os ovos temperados com sal.
Rechear a massa com essa preparação, polvilhar com a mussarela e levar ao forno para gratinar.