Uma colmeia de abelhas com monitoramento digital foi instalada em Santa Rosa do Sul por profissionais da Epagri em parceria com professores do Instituto Federal Catarinense (IFC). A colmeia é conectada a uma estação agrometeorológica que mede variáveis como chuva, molhamento foliar, temperatura e umidade relativa do ar. Sensores instalados dentro da colmeia medem temperatura e umidade do ar e uma balança de precisão pesa o mel produzido.
Os dados ambientais e da colmeia são transmitidos a cada hora para o banco de dados da Epagri/Ciram e disponibilizados na plataforma Apis On-Line. Com base nessas informações, os pesquisadores podem observar quais condições meteorológicas influenciam a produção de mel.
Mais duas colmeias como essa serão instaladas ainda neste ano: uma na região de São Joaquim e a outra na Estação Experimental de Videira da Epagri, totalizando sete unidades de monitoramento. O objetivo é instalar uma unidade em cada região agroecológica de Santa Catarina.
De acordo com Everton Blainski, coordenador do projeto na Epagri/Ciram, a cooperação técnica entre a Epagri e o IFC vai intensificar a geração de tecnologia e conhecimento sobre as relações entre as abelhas e o meio ambiente.
Quer saber mais sobre o Apis On-Line? Confira no vídeo: