De 12 a 14 de agosto, o município de Chapecó sedia o 1ª Misosul – Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo. Profissionais, pesquisadores, professores, acadêmicos e agricultores envolvidos na cadeia produtiva de milho e sorgo se reúnem para discutir os aspectos da situação atual, perspectivas, tecnologias existentes e suas aplicações e novas possibilidades para o desenvolvimento das culturas do milho e sorgo nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
O tema central do evento será produção de silagem e grãos em sistema conservacionista. Segundo o pesquisador do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf) e presidente da comissão organizadora, Felipe Bermudez Pereira, outro tema de grande relevância para a cadeia produtiva será a ausência de oferta do milho convencional no mercado de sementes, o que acarreta o aumento no custo de produção do milho e por consequência a redução da área de cultivo. “Também serão abordados os problemas no abastecimento de milho, com foco no déficit de produção e alta demanda de produto de qualidade para abastecer as agroindústrias da região Sul do Brasil. Outro tema será o uso do sorgo na alimentação animal e suas vantagens frente à produção do milho na região sul do Brasil”, diz.
Esta é a primeira edição do evento após a fusão das reuniões técnicas realizadas em cada estado da região Sul. A 1º Misosul terá, além das discussões da cadeia produtiva, a apresentação de trabalhos técnicos e científicos na forma de pôsteres e apresentações orais. As inscrições podem ser feitas no local do evento (Salão Nobre da Unochapecó).
O evento é uma promoção da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Governo do Estado de Santa Catarina. Mais informações estão disponíveis no site www.abms.org.br/misosul.
Serviço
- O que:XI 1ª Misosul – Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo
- Quando: de 12 a 14 de agosto
- Onde: em Chapecó, na Unochapecó
- Informações e entrevistas: Felipe Bermudez Pereira, pesquisador da Epagri e presidente da Comissão Organizadora, pelos fones (47) 2049-7530