Agricultoras de Gravatal aprendem a usar PANCs na alimentação
  • Post publicado:1 de agosto de 2019
  • Categoria do post:Mídia

Uma roda de conversa organizada pela Epagri capacitou um grupo de agricultoras de Gravatal a usar as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na alimentação. O encontro, que também abordou segurança alimentar e biodiversidade, foi realizado no dia 9 de julho na cozinha didática do Centro Agrícola de Gravatal.

O objetivo foi estimular o consumo e o cultivo dessas plantas pelas famílias rurais, além de apresentar a possibilidade de gerar renda com as PANCs. “Atualmente a dieta alimentar da maioria das pessoas está restrita a algumas plantas, com poucos nutrientes e compostos biotivos reduzidos. As PANCs não fazem parte do nosso cotidiano, mas eram consumidas tradicionalmente e hoje caíram em desuso, apesar de suas propriedades medicinais e da riqueza nutricional que contribuem com a promoção da saúde”, diz a engenheira-agrônoma Marta Pedri, extensionista da Epagri em Gravatal.

A conversa foi coordenada pela nutricionista da Epagri Cristina Ramos Callegari, especialista em saúde da família, e pela extensionista Marta Elisabeth Correa, da Epagri de Florianópolis. Elas apresentaram às participantes plantas como ora-pro-nóbis, erva-baleeira, malvavisco, aroeira e capuchinha. Para cada planta discutiu-se a identificação, o cultivo e formas de uso. O grupo também preparou e provou algumas receitas à base de PANCs.

No fim do evento, as participantes trocaram sementes e mudas de plantas. “O encontro foi importante para despertar o interesse e a consciência das agricultoras para a necessidade de buscar uma alimentação mais adequada e saudável. Será a primeira de muitas rodas de conversas”, diz Marta Pedri.