O município de Ipumirim, no Oeste Catarinense, sediou o II Seminário Interescolar do Vale da Produção, que incluiu estudantes e professores de Lindóia do Sul e de Arabutã. O evento aconteceu no dia 12 de junho, na comunidade de São Rafael, realizado pela Epagri com a colaboração do Centro de Divulgação Ambiental de Itá (CDA).
Segundo a extensionista social da Epagri de Ipumirim, Carmen Danusia Bonissoni, os objetivos do evento foram sensibilizar as crianças sobre a questão ambiental para que elas valorizem o meio em que vivem e mostrar o papel de cada um para que a preservação de fato aconteça.
O seminário contou com a palestra “Harmonia ambiental”, proferida pelo engenheiro ambiental do CDA, Jusselei Edson Perin. Também foram realizadas oficinas de reciclagem de papel, preparação de mudas (em que os alunos consumiam as frutas nativas e já utilizavam a semente para preparar a muda), proteção/cobertura de solo e o impacto ambiental, com demonstração de como ocorre a erosão de solo. Ao final foram distribuídas mudas de frutíferas cedidas pelo Horto Florestal pertencente ao CDA a todas as crianças e professores que participaram do evento.
Participaram do seminário 171 crianças do quinto ano das escolas municipais dos respectivos municípios, além dos professores e agentes do setor da educação.