Durante o mês de abril, 17 produtores rurais de Pescaria Brava, no Sul Catarinense, participaram do curso de pecuária de corte, promovido pela Epagri e pela secretaria de agricultura do município. O objetivo foi capacitar pecuaristas a implantar sistemas de produção de baixo custo, com maior produtividade por área e com animais de alta qualidade para atender um mercado consumidor cada vez mais exigente.
Os produtores receberam informações sobre expectativas de mercado, gerenciamento de propriedade e custos de produção, além de aprenderem sobre as vantagens de se especializar em uma etapa do sistema produtivo. Foram quatro encontros em propriedades rurais do município, quando o grupo recebeu informações teóricas em um período do dia e tiveram experiências práticas em outro, nas propriedades que já estão aplicando os conhecimentos abordados.
O engenheiro-agrônomo João Paulo Dornelles Reck, da Epagri de Tubarão, abordou temas fundamentais como fertilidade do solo, e implantação e manejo de pastagens perenes para promover o aumento da produtividade por hectare e melhorar a competitividade das pequenas propriedades rurais. O médico-veterinário Marcelo Tubino Bortolan, também da Epagri de Tubarão, explicou sobre o manejo alimentar, sanitário e reprodutivo do rebanho de cria e sobre estratégias para desmamar um terneiro mais pesado e com maior valor de mercado.
Segundo o engenheiro-agrônomo da Epagri de Pescaria Brava, Emanuel Ramos Viquetti, a pecuária de corte no município tem muito potencial para se desenvolver. “Muitas técnicas e conhecimentos adquiridos no curso já estão sendo aplicados por alguns dos participantes, que demonstram cada vez mais vontade de se profissionalizarem na atividade”, diz ele.
A capacitação não teve custo para os produtores. Os recursos foram viabilizados por meio do Projeto MAPA.