Geleia de morango, de figo, de maracujá com gengibre, de abacaxi com pimenta e de tomate e figo cristalizado. Esse foi o resultado de um dia de capacitação sobre processamento de frutas oferecido pela Epagri para agricultores das regiões de Concórdia, Campos Novos e Joaçaba. O curso foi realizado no dia 10 de abril no Centro de Treinamento da Epagri de Concórdia (Cetredia).
Participaram da atividade agricultores que já atuam em empreendimentos legalizados e outros que desejam iniciar o processamento de frutas. Eles foram orientados sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), rendimento dos processos, formulações dos produtos, tendências e produtos inovadores e principais defeitos em doces e geleias.
“O evento foi importante porque na região há muitas variedades de frutas que podemos aproveitar e fazer produtos com qualidade“, disse a agricultora Marneide Braun, que está em fase de legalização de uma agroindústria para fabricar doces e geleias. Outra participante, a agricultora Noeli Debastiani, de Ipira, lembrou que os consumidores procuram produtos de pequenas fábricas artesanais porque esses alimentos têm mais sabor e não utilizam conservantes.
Os instrutores do curso foram os extensionistas da Epagri Mari Lúcia Dal Prá, Rosane Dalmago e Ezequiel Nunes.